quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pegomastax, O Dinossauro Quimera Africano



O Pegomastax africanus viveu em um período geológico remoto e sujeito a uma grande mudança: na Pangéia, quando o massivo e único continente da Terra arcaica estava se dividindo em duas partes, norte e sul. 

IMAGEM: University of Chicago, Tyler Keillor 
[http://news.uchicago.edu/article/2012/10/03/dwarf-species-fanged-dinosaur-emerges-southern-africa]

NO YOUTUBE, postado em 03/10/2012. [http://youtu.be/RJZKpAmI8Ik]


DINOSSAUROS. É um bicho muito estranho, uma quimera (criatura que mistura características vários de animais). Em 1960, um único fóssil da espécie foi extraído de uma rocha. Na época, acreditou-se que era um achado inteiramente inédito mas, outro deles foi encontrado em uma coleção de fósseis da Harvard University - USA.

Agora, as técnicas avançadas de reconstituição da aparência* revelaram que o Pegomastax africanus (cujo nome significa "pertencente à África", também chamado de dinossauro-papagaio) - assemelhava-se a uma excêntrica combinação de ao menos três animais: o papagaio, o morcego vampiro e o porco-espinho. Uma criatura verdadeiramente e naturalmente "transgênica".

* A imagem da anatomia do Pegomastax foi pulicada hoje - 03/10/2012 - no jornal acadêmico online ZooKeys. DIRETO À INFORMAÇÃO: [http://species-id.net/wiki/Pegomastax_africanus].




Proporções

Medindo apenas sessenta cm de comprimento (pouco mais de meio metro), viveu no sul da África há cerca de 200 milhões de anos. A maior parte do corpo era coberta de cerdas afiadas mas, também tinha penas. Supõe-se que era, em princípio, vegetariano e que seus grandes caninos poderiam ser usados somente como recurso de auto-defesa.

Bípede, suas pernas de porco-espinho eram ágeis, de acordo com a hipótese do professor da University of Washington, Paul Sereno. Todavia, Sereno comenta que ...É muito raro um vegetariano, (herbívoro-fugívoro no caso) ser dotado com afiados caninos de três centímtros de comprimento.

Tinha uma "cabeça estreita": os cientistas dizem que seu crânio, de papagaio, tinha, apenas, em torno de 7 a 8 cm de comprimento, o quê pode ter sido o resultado de uma adaptação com o propósito de arrancar frutos das árvores e outras plantas com mais facilidade.

O Pegomastax pertencia à família dos chamados heterodonosauros, que incluía o Tianyulong, outro espécime coberto de cerdas, da China. Também pertenciam a ramos da mesma árvore genealógica o Triceratops, que tinha chifre, e o Stegosaurus.

Os dinossauros vegetarianos são praticamente desconhecidos do grande público. O Pegomastax e seus parentes eram os mais avançados desse gênero em sua época (SERENO).

DIZEM OS TEÓSOFOS
Naquele tempo, há 300 milhões de anos, a Terra era povoada de monstros.
Meditemos...

FONTE: VON RADOWITZ, John. FONTE: Revealed: What happens if you cross a parrot, a vampire bat and a porcupine? You get a weird dinosaur.
INDEPENDENT/UK, publicado em 03/10/2012.
[http://www.independent.co.uk/news/science/revealed-what-happens-if-you-cross-a-parrot-a-vampire-bat-and-a-porcupine-you-get-a-weird-dinosaur-8196189.html]

Nenhum comentário: