terça-feira, 9 de outubro de 2012

Santino - Pedras e Telas, O Chimpanzé Pensador



Santino no YOUTUBE, postado em 13/03/2009. 
[http://youtu.be/dL5SGe7zSIc]

MUNDO ANIMAL/SUÉCIA. Em um zoológico da Suécia, o Furuvik Park - zoólogos locais fizeram uma descoberta: um chimpanzé-macho chamado Santino (34 anos em 2012, nascido em um zoo alemão em 1978) demonstrou a capacidade de elaborar planos de ações malignas. No contexto da biologia e da psicologia comportamental dos animais, acreditava-se que somente os seres humanos eram capazes desse tipo de premeditação.

Santino foi observado durante 114 dias. Embora em cativeiro o animal aprendeu [ou inventou] uma forma de agredir tanto os visitantes que aproximavam-se da jaula quanto funcionários do Zoólogico. E fez isso sem demonstrar nenhuma agressividade instintiva. Agiu dissimuladamente, mostrando a calma e indiferença.

Ele se aproximava das pessoas, mastigando uma maçã, por exemplo mas escondendo uma pedra na mão, mantendo o braço atrás das costas, desferindo o ataque de surpresa.

Também providenciava o estoque de "munição". Uma vez, coletou 37 pedras e escondeu 15 delas embaixo de uma pilha de feno, 18 em outro local do ambiente e duas sob rochas. 

Quando os visitantes paravam diante das grades para admirar o "ancestral" cativo ele atacava de repente. Alguns cientistas classificam esse comportamento como "o engano deliberado" [do oponente ou vítima].


O PENSADOR


Santino e sua arte. NO YOUTUBE, postado em 25/03/2012. 
[http://youtu.be/dZ8yVKcxANQ]

Mas, Santino não usa sua inteligência somente para planejar estratégias de agressão. Ele também tem uma extraordinária inclinação para a arte. É um pintor. Munido papel, pincél e tinta, cria obras de arte. Por tudo isso e ainda mais, como desenvolver uma técnica para extrair favos de mel das colméias sem ser machucado pelas abelhas, ele é chamado de "O Pensador".

O cientista da Cognição (do capacidade de conhecer), Mathias Osvath comentou sobre a capacidade intelectual de Santino e em relação a outros casos nos quais não somente chimpazés, mas também outras espécies primatas têm demonstrado uma surpreendente capacidade adquirir, acumular, transmitir novos conhecimentos e agir com antecipação prevendo acontecimentos com base na lógica:

Isso implica uma atenção especial que era considerada [pela ciência, até pouco tempo] como uma carcterística exclusiva dos Homens. Foi Aristóteles que formulou o dogma, o princípio de que fechar os olhos e ainda ver o mundo em torno de nós é um traço típico humano. Isso [o comportamento desses primatas e também de cetáceos] desafia a idéia de que os seres humanos são as únicas criaturas que têm esse tipo de consciência livre.



Uma das telas de Santino. A venda através da SWEDEN CHIMPAZEE TRUST, pela preservação das espécies primatas na África.

Suas telas de pintura abstrata mas, onde, surpreendentemente distinguem-se esboço de representação darealidade, como folhas verdes, por exemplo, são comercializadas através de uma fundação - SWEDEN CHIMPAZEE TRUST, [www.swedenchimp.se] - ou através de sua empresária ou marchand, por e-mail - [ing-marie.persson@fuvik]. Os lucros são revertidos em favor da preservação de chimpanzés e outros primatas da África.

LINKS RELACIONADOS NESTE BLOG

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/07/gorilas-de-ruanda-desmontam-armadilhas.html]  

A REVOLTA DOS MACACOS, 12/03/2009
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2009/03/revolta-dos-macacos.html] 

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2008/06/macaco-tambm-pensa-no-futuro.html] 

FONTES 
Обезьяны умеют строить коварные планы [Macacos podem elaborar planos malignos].
MK/RÚSSIA, publicado em 06/10/2012.
[http://www.mk.ru/science/article/2012/10/05/757700-obezyanyi-umeyut-stroit-kovarnyie-planyi.html] 
BALTER, Michael. Stone-Throwing Chimp Thinks Ahead.
WIRED, publicado em 10/05/2012.
[http://www.wired.com/wiredscience/2012/05/chimp-planning-future/]

Nenhum comentário: