sábado, 13 de outubro de 2012

TEXTO RECUPERADO: DEVACHAN, A MORADA DOS DEVAS

por C.W. Leadbeater
trad. resumo & adaptação: Lygia Cabus


IMAGEM: de Regents of the Seven Spheres, H. K. Challoner. Theosophical Publishing House. 1976. Page 58. IN KHEPHER.NET | ECOGNOSIS Understanding Devas, earth spirits, elementals and the planetary Buddhas. Steven Guth, 2005.


OCULTISMO. TEOSOFIA. Este texto pretende oferecer uma descrição daquilo que é o plano mental, [ontologicamente superior ao plano em que vive a Humanidade], o chamado mundo-paradisíaco, freqüentemente denominado, na literatura teosófica, como Devachan [ou Devakan] ou Sukhâvati.

Devakan é uma visão que se refere à realidade que abriga as melhores e mais espirituais experiência de Paraíso que tem sido propostas por várias religiões. Devakan, é um reino da Natureza, de grande importância para os seres humanos. 

É um vasto e esplêndido mundo de vida intensa no qual, não somente vivemos, agora, neste instante, como também, nele estaremos nos períodos intermediários entre as encarnações [existências-vidas em corpos físicos densos].

O que há de fantástico nestes diferentes "Planos de Ser" é que eles se interpenetram. Quando a doutrina teosófica ou a espírita se referem a "planos inferiores" e/ou "planos superiores", os adjetivos "superior", "inferior", não se referem, de nenhum modo, a uma posição, um lugar, posto que todos os Planos ocupam o mesmo lugar no Espaço [e este é um mistério da metafísica do Universo].

As palavras "superior" e "inferior", em relação aos planos existenciais, referem-se a graus de densidade ou de rarefação da matéria, condição que varia conforme a atuação de forças como velocidade [de rotação das partículas] e vibração [do conjunto-indivíduo, vivo ou bruto].

Quando se diz que alguém "passou de um plano para outro" isso não significa nenhum deslocamento no espaço, nenhuma distância percorrida, mas, simplesmente, acontece uma mudança de ESTADO de consciência

OS MORTOS 
OS SETE CÉUS 
OS ELEMENTAIS 
OS DEVAS E MUITO MAIS

[http://www.sofadasala.com/ocultismo/devakan00leadbeater.htm]

Nenhum comentário: