sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Pentagrama Geográfico Gigante do Cazaquistão



O Pentagrama de Lisakovsk, no Cazaquistão. 
NO YOUTUBE, com detalhes, postado em 12/04/2011.
[http://youtu.be/Ovr0DB_ixcI]

O chefe do departamento de fundamentos de projeto arquitetônico e construção da Faculdade de Design da KRSU (Kyrgyz Russian Slavic University), Yuri Smirnov, tem umas poucas informações históricas: o Parque foi projetado nos anos 30 pelo arquiteto Vladimir Nusovym (архитектором Владимиром Нусовым). Apesar do traçado ser conhecido há muito tempo, foi re-descoberto, em 2009, por Shairbek Zhusuev, líder do partido "Erk" (ou Erkin) - de um país vizinho, o Quirguistão.  (KPRU, 2010 - veja 'fontes' no fim da reportagem)

CAZAQUISTÃO. Usuários da internet, no Casaquistão, visualizando regiões do país no Google Maps, encontraram uma imagem, no mínimo, incomum - localizada em uma área chamada Denisovsky (Denisovka, Kazakhstan), onde existe um acampamento de verão, próximo à cidade de Lisakovsk, situada às margens do rio Tobol - província de Kostanai (ou Qostanay). 

Ali, o olho do satélite mostra claramente um pentagrama. Antes que seja feita uma relação entre essa imagem e o mal, o diabo! - um fim de mundo iminente talvez, é bom lembrar que, além do pentagrama estar lá há muito tempo - o significado maléfico/satânico atribuído popularmente ao pentagrama dentro (ou não) de um círculo não corresponde à interpretação verdadeira, histórico-esotérica do símbolo. 

No universo das Ciências Ocultas, que em nada se confudem com a mera bruxaria, o pentagrama é o símbolo do microcosmo ou seja, do Homem. 

A polaridade das energias, positiva ou negativa às quais pode se referir, depende, do contexto em que é traçado, se está invertido - ou seja,com a ponta voltada para baixo ou não em relação ao ponto de referência do traçado - por exemplo, a direção norte. 

O pentagrama invertido equivale à representação de um "homem invertido", perturbado portanto, que - de alguma forma, está contrariando as Leis da Natureza.



Mapa do Casaquistão. Qostanay, no centro norte.


Detalhe: Província de Qostanay.

Qostanay é uma província (como um estado de federação) situada ao norte do Casaquistão, onde o país faz fronteira com a Rússia. Não é um território costeiro, portanto, o azul de águas que aparece no mapa é de uma de suas bacias hidrográficas ou lacustres - mais provavelmente, as águas do rio Tobol (mencionado acima). No mapa, pode-se ver dois grandes lagos no país.



Imagem do Parque, hoje, degradado - 2011.

O lugar é conhecido. e chamado de O Pentagrama de Lisakovsk. O lugar era um parque muito mais exuberante no passado - o Panfilov Park. As árvores, foram plantadas ordenadamente de modo a criar esta figura, de um pentagrama cujas linhas ainda são visíveis, bem no meio do parque.

Resta a questão de porquê alguém se daria ao trabalho de fazer um trabalho paisagístico dessa natureza. Novamente, aparece aquestão da relação do símbolo com o diabo ou o satanismo. 

Porém, ainda de acordo com as Ciências Ocultas, é dentro de um circulo marcado com um pentagrama que são feitas muitas operações mágicas como as "evocações de espíritos".

Neste caso, objetivo do desenho é delimitar uma área restrita de PROTEÇÃO onde o Mago fica À SALVO de influências "indesejáveis", como espíritos malígnos, por exemplo. Talvez, o paisagista tenha desejado criar uma área mística de carater positivo do ponto de vista astral e espiritual.

FONTES
Satellite detected a devil pentagram in Kazakhstan.
HAINAN-WEL/CHINA, publicado em 01/10/2012.
[http://hainanwel.com/en/unusual-world/2000-pentagram-in-kazakhstan.html]
Парк Панфилова нужно срочно перестроить в форме квадрата?
(O Parque Panfilov precisa urgentemente uma reforma?)
KPRU/RÚSSIA, 09/11/2010
[http://www.kp.ru/daily/24390.5/568612/]
Lisakovsk Pentagram.
WAY-OUT PLACES, publicado em 05/11/2009.
[http://englishrussia.com/2009/11/05/way-out-places/]
Comentários: L.Cabus

Nenhum comentário: