segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Espelho de Água e Ar do Espaço Cósmico



ESPAÇO CÓSMICO. Os tripulantes da Estação Espacial Internacional realizam experiências que aproveitam a ausência de gravidade, ambiente no qual os objetos, desprovidos da condição de peso, comportam-se de maneira muito diferente daquela observada na Terra.

No espaço, a água assume formas e texturas originais em decorrência da microgravidade, produzindo fenômenos que assemelham-se a prodígios mágicos.

Na foto, o astronauta Andre Kuipers, da Agência Espacial Européia, mostra uma bolha de ar dentro de uma gota de água. Ambas as substâncias flutuam refletindo o rosto do astronauta de forma espetacular, um fenômeno impossível de ocorrer na face da Terra.

A Estação, que começou a ser montada em 1998 e está em atividade, tripulada - há 11 anos 334 dias (em 01/10/2011) - é um laboratório científico espacial que trabalha com experimentos nos campos da biologia, física, astronomia, meteorologia entre outros.

Deslocando-se a 27 mil e 700 km por hora, ela copleta 15,77 órbitas (circulando o planeta) por dia a uma altura considera da baixa, entre 340 e 353 km da superfície da Terra, comporta uma tripulação de até seis astronautas.

Os países e entidades associados ao projeto são: Estados Unidos, Rússia, Agência Espacial Européia (ESA), Japão, Brasil e Canadá.

Atualmente (outubro, 2012), a tripulação é composta pelos russos - Yuri Malenchenko, Gennady Padalka e Sergei Revin - a americana Sunita Williams, o astronauta da Nasa de origem portorriquenha Joe Acaba e o japonês Akihiko Hoshide .

André Kuipers, médico - além de astronauta, representante da Agência Espacial Européia, ficou na Estação Espacial por seis meses voltando à Terra em 01 de julho deste ano (2012) juntamente com seu comandante, o russo Oleg Kononenko e o astronauta da NASA Donald Pettit. Eles aterraram nas estepes do Casaquistão.

FONTES:
Impresionante combinación de aire y agua en la Estación Espacial Internacional.
HOLA, publicado em 01/10/2012.
[http://www.hola.com/actualidad/2012100160842/aire-agua-estacion-espacial-internacional/]
O astronauta da ESA André Kuipers regressa à Terra.
ESA/Pt - AGÊNCIA ESPACIAL EUROPÉIA, publicado em 01/07/2012.
[http://www.esa.int/esaCP/SEMSSR1VW3H_Portugal_0.html]

Nenhum comentário: