sábado, 20 de outubro de 2012

O Vampiro D'água Gigante de Allen



Bicho feio. Além do aspecto assustador e repugnante, essa lampreia que foi considerada anomalamente grande para sua espécie, mostrou um comportamento agressivo tentando atacar uma mulher.

ARGENTINA. Em 12 de outubro, na cidade de Allen, província de Rio Negro - Argentina, um estranho animal foi encontrado em um riacho e apreendido por funcionários vigilância sanitária depois de tentar morder uma mulher de 25 anos que lavava roupa local. A mulher, socorrida por vizinhos, escapou do ataque. Mas o incidente mobilizou as autoridades. Até a Defesa Civil do município foi chamada.

O espécime, entregue à Equipe de saneamento de uma cidade vizinha, General Roca, onde os especialistas tinham melhores condições de examiná-lo - foi identificado como uma lampreia (uma Agnatha, nome derivado do grego que significa "sem mandíbulas" - Edward Drinker Cope, 1889). 

Porém, neste caso, as dimensões do indivíduo, cerca de 50 cm de comprimento, foram consideradas gigantescas pelos biólogos. 

A criatura é dotada de um dente em uma cavidade semelhante a uma boca. Constituída de tecido mole, tem olhos, guelras, barbatanas e uma longa cauda. Também chamada de "vampiro de água", a lampreia pertence à uma classe de peixes sem mandíbulas e, embora possa lembrar uma enguia, não tem parentesco com esse outro tipo de animal. 

A denominação de "vampiro aquático" procede: as Agnathas, últimos representantes de ancestrais viveram na Era Paleozóica, há mais de 300 milhões de anos, considerados verdadeiros fósseis vivos, são hematófagos e necrófagos.

FONTE: Hallaron extraño animal en acequia de Allen.
22-NOTICIAS/ARGENTINA, publicado em 19/102012.
[http://22noticias.com.ar/2012/10/hallaron-extrana-criatura-en-acequia-de-allen/]

Nenhum comentário: