🙊🙉🙈 MACACOS INVADEM CIDADE NA TAILÂNDIA

#coverme #quarentena

Em um vídeo postado em março de 2023, uma multidão de macacos corre pela praça de uma cidade na Tailândia. Algo é jogado no meio dos macacos e eles começam uma briga gigante.

Esta horda de animais vive em Lopburi, capital da província homônima, onde fica o templo de macacos Phra Prang Sam Yot do país. 

Os macacos, que costumam ser alimentados pelos turistas que visitam a cidade, dofrem escassez de alimentos por causa das políticas socio-econômicas do #coverme

E eles não estão sozinhos. Grandes populações de animais selvagens são sustentadas quase inteiramente por guloseimas distribuídas por turistas em vários países asiáticos. 

Mas, nas últimas semanas, o fluxo de turistas foi reduzido como resultado de quarentenas, restrições de viagem e uma redução geral no número de visitantes implementada para impedir a propagação da doença.


Agora, para o bem ou para o mal, milhares de animais estão sendo forçados a se defenderem sozinhos.

Embora as lutas entre os macacos de Lopburi não sejam incomuns, uma briga da magnitude mostrada naquele vídeo sugere que os recursos são escassos, disse Asmita Sengupta, ecologista do Ashoka Trust for Research in Ecology and Environment em Bangalore, Índia, que estuda o efeitos da alimentação humana de macacos, que continuam a ser animais selvagens, mesmo que vivam próximos de pessoas.

“A queda no número de turistas devido à Covid-19 pode, de fato, ter provocado uma escassez de abastecimento alimentar para eles”, disse ela. 

Isso mostra que alimentar os macacos “pode ter efeitos prejudiciais. Depois que se acostumam a ser alimentados por humanos, eles se habituam aos humanos e até demonstram hiperagressividade se não receberem comida.”

As visitas de turistas chineses, os mais numerosos da Tailândia, caiu 85% no mês passado (Fevereiro) , segundo a Autoridade de Turismo do país. 

FONTE
16MARCH2020
ROTH, Anniw. Brawling Monkeys. Wandering Deer. Blame Coronavirus
https://www.nytimes.com/2020/03/16/science/hungry-monkeys-deer-coronavirus.html

Nenhum comentário: