VOCÊ SABIA?
MADAME BLAVATSKY REJEITOU
https://realidadefantastica.substack.com/p/antropogenese?s=w
https://realidadefantastica.substack.com/p/antropogenese?s=w
Em sua obra A Doutrina secreta, Helena Petrovna Blavatsky", chamada Madame Blavatsky, fundadora da Teosofia, uma linha abrangente e original de pensamento sobre a origem do universo e Humanidade, rejeitava a teoria da Evolução de Charles Darwin.
Um dos manifestos dessa rejeição é um objeto histórico: o babuíno empalhado de Madame Blavatsky, uma crítica satírica e um emblema do seu antagonismo ao evolucionismo darwinista, materialista.
Blavatsky, fundadora da Sociedade Teosófica, mantinha o babuíno em seu apartamento em Nova York na década de 1870, com uma aparência peculiar: ele usava colarinho, casaca, óculos e segurava debaixo do braço uma de livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin.
O babuíno de Madame Blavatsky ridicularizava a ciência materialista: para Blavatsky e seus seguidores, o babuíno representava a "loucura da Ciência" em oposição à "Sabedoria da Religião" (ou Sabedoria Antiga).
Era uma piada visual, que zombava da ideia de que a humanidade descendia dos macacos unicamente por processos físicos e mecânicos.
Em Antropogênese, Blavatsky reconhece a evolução física até certo ponto mas, argumenta que a verdadeira evolução humana é um processo triplo — espiritual, mental e físico — e que o homem (ou "Mônada divina") é, na verdade, anterior aos grandes macacos e deu origem a algumas espécies de antropoides.
Ou seja, a teosofia é um sistema de entendimento da realidade no qual o homem dá origem ao macaco em uma época remota. Porém, não se trata do 'homo sapiens atual mas, o homem de uma humanidade, hoje, extinta. Mais especificamente, a terceira Raça Humana, os Lemurianos.
por @ligiacabus
FONTE
BLAVATSKY, Helena Petrovna.
A Doutrina secreta, vol III.
Antropogênese.
São Paulo: Pensamento, 2006


Nenhum comentário:
Postar um comentário