quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Farsa da Farsa do Fantasma do Estádio do Dragão



A foto da suposta vovó que assombrou o Estádio do Dragão.

MUNDO. SOBRE O FANTASMA DO ESTÁDIO DO DRAGÃO. O fato ocorreu em 03 de outubro. A divulgação do fato começou há pouco mais de uma semana (entre 14 e 23 de outubro, 2012). 

As manchetes reproduziram-se em numerosos jornais de língua portuguesa e espanhola: um Fantasma comemorou o gol do Colombiano James Rodrígues que decidiu um jogo da Liga dos Campeões entre os times do Porto e Paris Saint Germain em 1x0 para o Porto.

Não chamou a atenção. Então, "um Blog"... (este aqui mesmo) publicou a notícia em inglês. O website Fortean Times colocou a manchete em sua lista de breaking news (segunda, 22~10/2012) e pronto! O assunto tornou-se "viral" ou, como se dizia antigamente, bombou na internet.



A imagem-origem da polêmica.

Não faltaram leitores que afirmando que a fotografia, extraída da seqüência de filmagem de câmera de televisão, era fake. Outros ainda, disseram que não só era fake mas como era uma farsa montada deliberadamente somente para atrair público.

Entre 23 e 24 de outubro, surge então o paladino da Verdade: um fotógrafo, Eugênio Queiroz, alegando que foi mexer em seus arquivos de descobriu TUDO. Uma fotografia tomada "de outro ângulo" comprovaria que fantasma seria uma senhora de avançada idade que "demorou para se levantar e comemorar o gol"...

Depois disso, os midia que publicaram a primeira versão da história foram até ofensivamente chamados de "mentirosos" e, nas entrelinhas, oportunistas.

Mas, é preciso considerar que o fotógrafo Eugênio Queiroz passou mais de uma semana revirando arquivos para achar uma foto que se "encaixasse" na teoria dele. Uma foto de um evento que aconteceu recentemente. Depoisdisso, publica sua tese de uma "vovozinha" fanática e especula por conta própria que tal senhora "demorou para se levantar" (onde está o DVD?).

Seria bom Mr. Queiróz, tão investigativo, desencavar a identidade da "vovó" e comprovar que foto dele é, de fato, daquele jogo. Porque numeroso jogos do Porto já foram realizados no Estádio do Dragão e as roupas de muitos orcedores são padronizadas, como a jaqueta e a estola franjada.

Além disso, o "fantasma" que aparece na primeira foto, é careca e, sobretudo, por mais que se amplie a imagem não aparecem os óculos que a vovó torcedora usa no frame apresentado por Queiróz. Então, especula-se mais, que a vovó, possuidora de apreciável cabeleira, vê o jogo sem óculos e coloca os óculos depois...

Oportunismo por oportunismo, photshop por photoshop, esse fotógrafo não é melhor que ninguém. Não provou nada e a foto da mulher, "de outro ângulo" e sem data, só aparece nos midia em uma versão recortada que descontextualiza o momento e não permite uma comparação detalhada. 

Além disso, a "vovó de Mr. Queiroz", o cavaleiro da Verdade, sem dúvida, foi um excelente pretexto para o fotógrafo pegar carona no fantasma "fake" e na farsa dos "mentirosos" - projetar seu próprio nome já que sua "descoberta" gerou uma nova onda de notícias. (Seria o caso de considerá-lo um oportunista?) Considerando tudo isso, agora, quem quiser, atire a primeira pedra.

* Note-se: este blog e outros do gênero - trabalhamos exclusivamente com jornalismo forteano, eventos estranhos, insólitos e descobertas espantosas ou curiosas das Ciências. São, em maioria, eventos que Chales Roy Fort colecionava e denominou de Malditos (ou "danados", marginais). 

Por isso a notícia do "fantasma do Estádio do Dragão" foi publicada aqui; porque como discípulo de Charles Fort, este editor não despreza facilmente o que é considerado absurdo. Ainda assim esta editoria observou as manchetes durante dois dias antes de divulgar o caso. 

Mas a notícia original foi publicada por veículos que se colocam como jornais sérios, ortodoxos e, no entanto, ao divulgarem a história do fantasma, cerca de uma semana depois do jogo, poucos (ou mesmo nenhum) - mencionaram o dia e o local do acontecimento. E... sim, carambolas, este editor tem diploma de curso superior e não pratica copy-paste. PRONTO, FALEI.

FONTE: Se resulelve el misteri del gol "fantasma"de James Rodrigues.
LA REPUBLICA/PERU, publicado em 23/10/2012.
[http://www.larepublica.pe/23-10-2012/se-resuelve-el-misterio-del-gol-fantasma-de-james-rodriguez]

Nenhum comentário: