sábado, 20 de outubro de 2012

O Peixe Ardente de Titã



As manchetes mencionam "A Cruz Ardente de Titã". Porém, essa frase é um engano. Quase todas as reportagens mencionam também, a título de comparação, um fenômeno semelhante em Vênus onde, de fato, uma eclosão de magma criou uma imagem cruciforme. 

Mas em Titã, o corpo celeste mais parecido com a Terra deste sistema Solar, a massa magmática luminosa delineia a forma de um peixe na superfície da maior lua do planeta Saturno. Símbolo por símbolo, o peixe também é um símbolo cristão. Meditemos...


COSMO. Novas imagens de Titã, a maior lua de Saturno, obtidas pela sonda Cassini, da NASA - em 22 de maio de 2012, captaram a imagem de uma gigantesca cruz ardente na crosta do satélite.

Cientistas acreditam que o fenômeno está sendo provocado por escapamento de magma através de uma fratura na superfície da crosta. A extensão da formação foi estimada em 70 km de comprimento. 

Segundo uma das cientistas que acompanham aos registros do Radar da sonda baseado no Jet Propulsion Laboratoty, da NASA , Rosaly Lopes: É a primeira vez que um evento dessa natureza é observado em Titã em sete anos de monitoramento da sonda Cassini.

A pressão da lava produz uma elevação radiante, luminosa, da superfície do solo, chamada de monte-pão. Outra equipe de cientistas que também observam o hemisfério sul de Titã através da Cassini, esta, sediada no Proxemi Reasearch em Rectortown - estado daVirgínia, USA - descobriu naquela região as linhas costeiras de antigos oceanos.

Titã é o único corpo celeste do sistema Solar, além da Terra, que possui líquido estável em sua superfície. Porém, essa massa líquida não é água, mas, um composto de hidrocarbonetos (composto químico constituído de hidrogênio e carbono) - especificamente, metano e etano em baixas temperaturas. 

Até hoje, os oceanos de Titã somente foram encontrados no Hemisfério norte daquele orbe. Ao que parece, no passado, mares raros existiram no pólo sul.

Estes Mares do Sul de Titã, atualmente secos ou rasos, no passado foram grandes oceanos. Destes, sobrou como remanescente o chamado Lacus Ontario. Uma terceira equipe de cientistas, do California Institute of Technology, em Passadena - consideram que a dinâmica do meio-ambiente de Titã, em termos de geologia, hidrografia e clima, tem semelhanças com os ciclos da Terra.

Estes ciclos são caracterizados por drásticas mudanças topográficas que transformam apaisagem, secando oceanos em um hemisférios e fazendo surgir os grandes mares no hemisfério oposto. De acordo com este modelo, o pólo sul de Titã, hoje praticamente desértico, poderia ter abrigado extensos mares há 50 mil anos atrás.

Dr. Stofan, membro do grupo de Pasadena comentou: Os mares de Titãsão hospediros temporários para a experimentação da química pré-biótica (naquele globo). Nós gostaríamos de poder examinar mais atentamente os mares no norte (atuais) e os leitos secos ou quase secos do sul para avaliar como esta química pré-biótica tem se desenvolvido.


TITÃ


No sistema Solar, Titã é um dos corpos celestes considerado como dos mais similares à Terra. Sua atmosfera é espessa é composta, em grande parte, de nitrogênio (95%) além de compostos orgânicos e cianeto de hidrogênio, que - acredita-se, foi uma substância importante para o surgimento da vidana Terra. 

Seu diâmetro fica no meio termo entre a terra e Mercúrio. Possui uma rede hidrográfica de mares, lagos e rios e, em termos comparativos, se parece mais com um planeta do quê com um satélite natural de planeta, como ocorre com a Lua.

Com temperaturas de superfície em torno de -290 F (290 graus Farenheight negativos ou -170°C), os pesquisadores acreditam que o lugar é muito frio para propiciar o desenvolvimento da vida tal é conhecida. Mesmo assim, o ambiente supõe-se, é rico em núcleo pré-bióticos, ou seja, de vida latente.

FONTE: GAYLE, Damien. The giant 'hot cross bun' on Titan: New pictures show surface of Saturn’s biggest moon baking and cracking in the heat.
DAILY MAIL/UK, publicado em 17/10/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2218976/The-giant-hot-cross-bun-Titan-New-pictures-surface-Saturn-s-biggest-moon-baking-cracking-heat.html]

Nenhum comentário: