terça-feira, 2 de outubro de 2012

A Voz da Terra



A voz da Terra pode ser ouvida no website da NASA.
[http://www.nasa.gov/mp3/687631main_687014main_emfisis_chorus_1.mp3]

ESPAÇO CÓSMICO. O fenômeno já era conhecido mas os cientistas jamais puderam ouví-lo tão claramente. 

A terra "canta" ou, fala, emitindo ondas de rádio que, finalmente foram registradas em áudio. A gravação foi feita por duas sondas da NASA, as gêmeas - as Radiation Belt Storm Probes, lançadas em agosto de 2011, atualmente em missão no cinturão de Van Allen, cerca de 20 mil km acima do planeta.

A voz da Terra é chamada nos meios científicos de "o Coro", exlicou o pesquisador da University of Iowwa, Craig Kletzing. O "Coro" - de natureza eletromagnética é produzido por ondas de plasma e o som, em sua freqüencia de emissão, assemelha-se àqueles produzidos pelas baleias.

Este é um fato que permite refletir: se a terra fala ou canta; se sua linguagem é semelhante à dsa baleias, então é válido supor que o planeta, talvez, possa comunicar-se com muitos animais que vivem em sua superfície e, ainda, comunicar-se com os outros orbes do Universo, como o Sol, por exemplo.

FONTE: Ecco la "canzone" della Terra ascoltata da sonde della Nasa.
LA REPUBBLICA/ITÁLIA, publicado em 01/10/2012.
[http://www.repubblica.it/scienze/2012/10/01/news/nasa_la_terra_incide_una_canzone_registrata_la_voce_del_nostro_pianeta-43652122/]

Nenhum comentário: