quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Estátua do Príncipe Que Tornou-se O Buda


Esta a primeira e até agora (2012) única representação do Buda Sakyamini enquanto ainda era o príncipe Siddhartha Gautama encontrada por arqueólogos. Este éo Buda mais famoso do mundo porque "Buda" é um título. significa "Iluminado" Há muitos Budas na história do Budismo porém somente o Buda Sakyamuni atravessou o espaço e o tempo tornando-se o mais Iluminado entre todos os Iluminados do Oriente. Foto: Live Science, Jaroslav Poncar.


AFEGANISTÃO. Nas ruínas de um monastério budista, arqueólogos descobriram uma estátua de pedra que, ao que tudo indica, retrata o príncipe Sidhartha Gautama (Lumbini, atual Nepal, 563-483 a.C.), aquele que abandonou seu destino de rei e guerreiro para tornar-se um buscador errante das razões do sofrimento no mundo. 

Pregando o desapego às coisas terrenas, inclusive aos sentimentos exaltados, tanto de alegria quanto raiva ou tristeza, ensinando o respeito à vida de todas as criaturas, desprezando as práticas de auto-flagelo de religiosos-iogue, os sadhus nepalese-indianos seus contemporâneos e, ainda - rejeitando o sistema social de segregação das pessoas em castas, imposto pelos líderes bramânes, tornou-se o Iluminado, um Buda - o Buda Sakyamuni - a Luz da Ásia.

A estátua ou estela foi encontrada, em 2010, em um local denominado Aynak Mes porém, até agora (2012), não tinha sido descrita nem analisada (em termos científicos-acadêmicos).

O professor do Collège de France - Paris, Gérard Fussman, explica os detalhes da revelação no estudo The Early Iconography of Avalokitesvara (Collège France, 2012).

Esculpida em xisto, uma tipo de rocha não encontrada na região do achado, a estátua tem 28 centímetros de altura e retrata um príncipe ao lado de um monge. Com base em outra relíquia resgatada nas proximidades, Fussman concluiu que a estátua tem uma antiguidade de, ao menos - 1,600 anos. Siddharta Gauthama, herdeiro do clã Sakyamuni, viveu há 25 séculos atrás.

FONTE: Ancient Statue Reveals Prince Who Would Become Buddha.
LIVE SCIENCE, publicado em 06/06/2012.
[http://www.livescience.com/20799-ancient-statue-reveals-prince-buddha.html]

Nenhum comentário: