quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Névoa Amarela da China

[+] Imagens: XIUHANET
[http://news.xinhuanet.com/photo/2012-06/13/c_123274480.htm]

CHINA. Na segunda-feira, 11 de junho (2012), a cidade chinesa de Wuhan amanheceu cercada por uma espessa nuvem amarela. Não era uma tempestade de areia, como aque atingiu o país no mês passado. Não havia incêndios na cidade. Não é resultado de dispersão dos rolos de fumaça que saem das chaminés da insdústrias da região. A pesada névoa amarela de Wuhan é um mistério.

Um cidadão, Li Yunzhong, disse ao jornal francês Le Monde: Nós nos sentimos incomodados porque não sabemos o quê é. Entre 10 e 10:30 da manhã, olhei pela janela de meu escritório e não pude acreditar nos meus olhos. Vivo em Wuhan há 31 anos e nunca vi nada parecido

Yunzhong descreveu o fenômeno como uma névoa opaca e, aparentemente, sulfurosa, de umacor entre o amarelado e o esverdeado.

A visibilidade ficou limitada a 500 metros. Os vôos e até mesmo os passeios de balsa foram suspensos. O nevoeiro persistente, continuava lá até a terça-feira, dia 12 de junho, segundo o jornal italiano Gaia News.

Segundo o departamento provincialde poluição ambiental, a nuvem começou a se manifestar na atmosfera na madrugada da segunda-feira, por volta das 2 horas da manhã e espalhou-se por sete cidades da província. 

Os equipamentos que monitoram a qualidade do ar em Wuhan revelaram que a concentração de PM10 aumentou, do nível médio, de 0,15 mg por metro cúbico para 0,57 mg, em 2 horas. 

* As PM10 (partículas micrométricas) são um tipo de partículas inaláveis, de diâmetro inferior a 10 micrómetros (µm), e constitui um elemento de poluição atmosférica. Podem penetrar no aparelho respiratório provocando inúmeras doenças respiratórias. 


O site do consulado geral da França publicou uma nota em seu site alertando: As autoridades locais comprometeram-se a informar o mais rapidamente possível (o quê está acontecendo). Por enquanto você (cidadão francês em Wuhan e os demais) deve ficar em casa tanto quanto possível. Feche as janelas e limite o uso dos condicionadores de ar

Nas ruas, as pessoas estão usando máscaras (na segunda e terça-feira, 11 e 12 de junho). Internautas, no Twiter, especulam que a nuvem resulta de um vazamento de Cloro causado por explosão em alguma fábrica. 

Wuhan, capital da província de Hubei, é segunda cidade mais populosa da China, com seus 9 milhões de habitantes. É, de fato, um importante centro industrial onde muitas empresas estrangeiras instalaram suas fábricas.

A Agência de Notícias chinesa Xinhuanet informou que as autoridades da província de Hubei explicam a névoa como simples fumaça proveniente da queima de palha, refugo dos campos de trigo depois da colheita. 

O departamento de proteção ambiental enviou equipes de especialistas para diferentes áreas agrícolas para advertir os agricultores: que evitem atear fogo aos campos. O estranho é que, embora os agricultores há muito insistam em fazer essas queimadas, o fenômeno da névoa amarela nunca foi registrado antes.

Os primeiros testes laboratoriais, realizados e oficialmente divulgados, acusam um aumento de poluentes com alta concentração de partículas de carbono, que pode ser causada pela combustão de material orgânico.

FONTE: GATTI, Valeria: Wuhan in una misteriosa nube gialla, preoccupazione tra gli abitanti.
GAIA NEWS/Itália, publicado em 12/03/2012.
[http://gaianews.it/attualita/cina-wuhan-in-una-misteriosa-nube-gialla-preoccupazione-tra-gli-abitanti-21993.html]
新闻镜头:南方多地现雾霾天气
IMAGENS: XIUHANET, publicado em 13/06/2012. [http://news.xinhuanet.com/photo/2012-06/13/c_123274480.htm]

Nenhum comentário: