sábado, 9 de junho de 2012

A Horrenda Lesma Gigante da Califórnia

Aplysia californica, horrrendo e um os maiores moluscos gastrópodes do mundo. Fotos ampliada na URL, abaixo, em "FONTE".

USA, California. Em Moss Landing, localidade do Monterey County, seta-feira, dia 08 de maio (2012), pela manhã um biólogo deparou-se com uma estranha criatura aninhada na grama, cercada por numerosos ovos, nas imediações da Ponte da Highway 1. 

Felizmente era um biólogo. Um cidadão comum teria ficado horrorizado. (Um norte-americano leigo, armado, nestes tempos tão estranhos, teria abatido o "ET" a tiros.)

À primeira vista, o animal assemelha-se a um enorme pedaço de carne disforme e vivente porém, uma observação mais detalhada permite identificar um par de antenas (o que ainda piora a coisa).

Porém, este organismo bizarro é uma lebre-do-mar, uma lesma gigante cujos indivíduos menores são do tamanho aproximado de uma bola de futebol. Esta, no entanto, tem o tamanho três vezes maior que a média.  

As (ou os) lebres-do-mar, cujo nome científico é Aplysia californica, são conhecidos por estarem entre os maiores moluscos gastrópodes do mundo. Pertencem à família dos caracóis e lesmas. São hermafroditas e, por isso, podem acasalar-se com qualquer outro indivíduo de sua espécie. 

FONTE: VIEL, Jasmine. Giant Slugs Found Nestled in Grass.
KION RIGHT NOW, publicado em 09/06/2012.
[http://www.kionrightnow.com/story/18743897/giant-slugs-found-nestled-in-grass]

Nenhum comentário: