quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Estranha Síndrome de Marfan: A Garota Elástica do Peru


PERU. Na cidade de Huanta, capital da província peruana de Huanta - uma adolescente Keisy Maliqui Herera de 13 anos (2012) sofre de uma estranha e rara doença: a Hiperelasticidade ou Hipermobilidade, chamada em medicina de Leupatia, Aracnodactilia ou, ainda - Síndrome de Marfan.

É uma doença de origem genética mas, em cerca de 15% dos casos - não há registro de histórico familiar que configure o portador como herdeiro. Essa "anomalia" faz com as partes de seu corpo possam ser flexionadas com a mesma extraordinária facilidade que um contorcionista demora anos de treinamento para obter.

Não tem cura e, muitas vezes, demora a ser percebida como uma doença grave. O diagnóstico precoce é importante. Para minorar os problemas decorrentes existem alguns recursos para controlar os sintomas. Entre estes recursos, destaca-se a fisoterapia e o uso de equipamento fioterápico, como as cintas ortopédicas.

A Hiperelasticilidade de Keisy começou a manifestar-se quando ela tinha 4 anos. Embora, à primeira vista, essa capacidade possa parecer uma espécie de poder, na verdade é uma condição problemática: torna difícil andar, correr e pular.

Entre os sinais aparentes característicos, verifica-se que os portadores dessa síndrome são pessoas extremamente delgadas. Todos os membros, especialmente os dedos são excessivamente longos e - à medida em que o portador cresce, a dificuldade de movimentar-se tende a aumentar. 

A doença afeta órgãos internos: desde o esqueleto até pulmões, olhos, coração, vasos sanguíneos, além de provocar alterações dentofaciais de forma mais ou menos grave em cada paciente.

O nome da síndrome tem origem no pediatra francês Antoine Marfan, o primeiro a descrever a doença. A Síndrome de Marfan ocorre, em média, a cada 1 entre 5 mil indivíduos. 

Alguns dos portadores dessa doença foram pessoas famosas, como: o imperador romano Julio Cesar, a rainha escocesa Maria I, o icônico presidente norte-americano Abraham Lincon, o violonista Niccolo Paganini, o roqueiro Joey Ramone entre outros.


FONTE: Adolescente “elástica” sufre extraña enfermedad.
LA VOZ DE HUAMANGA, oublicado em 27/06/2012.
[http://www.diariolavozdehuamanga.com/noticias/index.php?option=com_content&view=article&id=3208:adolescente-elastica-sufre-extrana-enfermedad&catid=20:local&Itemid=67].
Síndrome de Marfan. IN WIKIPEDIA, acessado em 27/06/2012.
[http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Marfan]

Nenhum comentário: