quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Estranha Orquídea Dracula Simia


[+] Fotos: CUBA DEBATE.

EQUADOR/PERU. Esta é a orquídea Dracula simia (ou Masdevallia simia Luer, gênero: Dracula, espécie: símia), popularmente conhecida como "cara de macaco" por motivos óbvios. É originária das selvas equatorianas e peruanas e floresce auma altitude entre 1000 e 2000 metros. Assim, poucas pessoas já tiveram oportunidade de vê-la "pessoalmente".


A orquídea símia é, também "Dracula". mas, neste caso, a palavra Drácula significa precisamene "pequeno dragão", além da referência à figura do vampiro e deve-se às presença de dois longos esporões que projetam-se a partir das sépalas.

Foi descoberta e nomeada em 1978 pelo botânico e naturalista chileno Hugo Gunckel Luer (1901-1997). Sua família (a da orquídea) conta com mais de 118 variedades, todas típicas da mesma região equatorial. 



Várias delas, possuem nomes estão relacionados com sua aparência incomum, algo maligna ou animalesca, como a Dracula diabola (acima)  algumas draculinas mais específicas, como a Dracula vampira, a Dracula Nosferatu, Dracula Gorgona, e tem até uma Dracula ligiae (cujo nome não é inspirado em música de Tom Jobim). A família toda pode ser conhecida no site especializado ORCHIDS-WIKI. [Todos os links abrem em outra janela]

Em seu habitat, as Dracula simia podem florescer em qualquer épocado ano; não dependem de uma estação específica. Outra peculiaridade desta estranha flor é seu aroma, semelhante ao de uma laranja madura.

FONTE: Una extraña orquídea con cara de mono y olor a naranja.
CUBA DEBATE, publiccado em 12/06/2012.
[http://japon.cubadebate.cu/noticias/2012/06/12/una-extrana-orquidea-con-cara-de-mono-y-olor-a-naranja-fotos/]

2 comentários:

sidpousada disse...

Ola. Gostaria de saber se essa especie de orquidea floreceria no Brasil e a possibilidade de conseguir uma muda dela.
sidpousada@hotmail.com

Fabiano disse...

Bom dia amigos, drácula símia é somente um das espécies desse gênero que contem mais de 122 espécies, atualmente moro no brasil e possuo 14 dráculas diferente se alguem interessar entrar em contato.

Abraços.

Arquivo do blog