segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Estranha Síndrome da Sabedoria Adquirida


Derek Amato. Ele somente espancava o violão. Depois de levar uma pancada na cabeça, toca que é uma beleza. Não tente fazer isso em casa.

USA. É um mistério mas a medicina chama o estranho fenômeno de Síndrome Adquirida de Savant (ou Síndrome da Sabedoria Adquirida) que, segundo registros, "aconteceu" com somente 30 pessoas no mundo. 

Consiste em adquirir habilidades nunca aprendidas depois de despertar de uma concussão, ou seja, depois de acordar tendo perdido a consciência em virtude de ter sofrido uma pancada na cabeça.

É o caso de Derek Amato, de Denver - Colorado, USA - 40 anos (em junho de 2012). Ele sofreu um acidente daquele tipo, em outubro de 2006, quando mergulhou em uma piscina rasa. Teve traumatismo craniano. 

Antes disso, era um sem-teto e desempregado. Ao despertar da insconsciência, percebeu que tinha se tornado um exímio músico, um virtuose que domina oito instrumentos. Ele jamais estudou música em toda a sua vida antes do trauma; apenas tocava guitarra medianamente.

Embora não saiba ler nem escrever partituras, Amato simplesmente "soube" tocar quando ficou diante um instrumento, um teclado. Ele diz que vê a música em sua mente, manifestada na forma de quadrados pretos e brancos. Seus dedos movem-se, então, de acordo com as indicações destes quadrados.

O médico, dr. Andrew Reeves, que examinou o "novo músico", disse que o acidente alterou o cérebro de Derek Amato. Reeves explicou: Esse tipo de síndrome que ele tem é muito rara e (ninguém sabe por quê) manifesta-se no surgimento de talentos especiais, notavelmente para a música, as artes visuais e as habilidades motoras (significa, manifesta-se na área do talento para as artes).

O especialista em Savantismo, M.D. Darold Treffert, define o fenômeno como a manifestação de capacidades latentes. Treffert relata que além dos dons musicais e artísticos, algumas pessoas passam a ter uma excepcional capacidade matemática depois dos acidentes.

Um dos casos registrados é de um indivíduo idenficado como Alonzo Clemes que sofreu um ferimento na cabeça aos três anos de idade. A partir deste acontecimento, perdeu suas habilidades cognitivas; sua inteligência para aprendizados parou de se desenvolver mas ele adquiriu um enorme talento para esculpir animais em poucos minutos.

Os cientistas estudam, não têm certezas mas, por hipótese, cogitam que a Síndrome da Sabedoria Adquirida é uma reação neurológica segundo a qual, o cérebro, tendo sido lesionado em seu lado esquerdo, compensa a perda dos neurônios, desenvolvendo novos tecidos no lado direito. Quanto à durabilidade dos talentos adquiridos, é extremamente raro que alguém, tendo sofrido a transformação provocada pela Síndrome, venha a perdê-los.

Esta Síndrome talvez explique o caso, insólito, do Padre Antônio Vieira (1698-1697), famoso por seus inspirados sermões. Conta "a lêndea" que até certa idade, ainda jovem, o religioso tinha uma inteligência medíocre. Certo dia - porém, teria sido acometido por uma dor de cabeça tão violenta que desmaiou. Ao despertar, tinha se tornado um eloqüente orador e escritor. O episódio ficou conhecido como "O Estalo de Vieira".


FONTE: Man, 40, suffers concussion after diving into shallow pool... and wakes up a musical genius (despite never having a lesson in his life). DAILY MAIL, publicado em 07/06/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2155919/Derek-Amato-Concussion-turns-Colorado-man-musical-genius-aged-40.html]

Nenhum comentário: