domingo, 7 de outubro de 2012

A Casa-Fantasma de Delme



Casa Fantasma, em Delme. A nova aparência da antiga sinagoga, sede do Museu de Arte Contemporânea de Delme.

FRANÇA. Em Delme, uma pequena comuna localizada no departamento de Moselle (cerca de mil habitantes), região administrativa de Lorraine - noroeste da França, os artistas franceses Chistophe Berdaguer e Marie Pejus, transformaram, usando isopor e tinta branca, em uma"casa fantasma" - uma construção que já foi, ao longo de mais de dois séculos, uma sinagoga, uma escola, uma prisão e uma funerária, respectivamente. 

A casa será usada como para receber e hospedar novos artistas e artistas visitantes. No piso térreo funcionarão uma recepção, um gabinete de informação e um outro de documentação. O andar superior, além dos aposentos destinados aos hóspedes possui um espaço-estúdio de trabalho. 

Delme é uma importante e próspera comunidade judaica da França. Ali, estabeleceram comerciantes de cavalos que aproveitavam apresença do exército francês na região, desde de 1661, quando o rei Luis XVI estabeleceu a soberania francesa no local, território muito próximo da fronteira com a Alemanha, palco de disputas dutante períodos de guerra. Herança dessa época, o nome da comuna é de origem alemã.



A Sinagoga de Delme, arquitetura em estilo oriental, convertida no Museu de Arte Contemporânea há vinte anos atrás, em sua aparência orginal. Foto: setembro, 2012. 

[Bien, este non é um BLOG opinativo mas... este editor pensa que o resultado da intervenção é horrible! Preferia o estilo original].

A antiga sinagoga - construída em 1880, destruída em em meio a conflitos bélicos em 1940 e recuperada em 1981 - onde foi implementado o projeto da Casa Fantasma, foi convertida em Museu de arte contemporânea há duas décadas. A conclusão do projeto Casa Fantasma coincide com o 20° Ano de funcionamento do local como Centro de Arte.

FONTE: MORGAN, Khistyan. A Gue(ho)st House Covered in White Fluff.
DESIGN & TREND, publicado em 02/10/2012.
[http://www.designntrend.com/articles/2080/20121002/gue-ho-st-house-covered-white-fluff.htm]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...