quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Triângulo das Bermudas dos Pombos

O criador de pombos Stuart Fawcett: É a maior ocorrência de prdas nos registros dos últimos 60 anos.

UK. Criadores e estudiosos do comportamento dos pombos-correio estão perplexos depois que centenas desses pássaros desapareceram em coordenadas do espaço aéreo já estão sendo chamadas de Triangulo das Bermudas da Inglaterra.

O criador Austin Lindores explicou: Quando eles voam baixo na região entre Thirsk, Wetherby e Consett (mapa abaixo) algo insólito acontece. As aves somem. Essa não foi a primeira vez que isso aconteceu nesta área.



Das 232 aves soltas por membros de um clube escocês em Thirsk, a East Cleveland Federation - North Yorkshire - no sábado, 18 de agosto (2012) - somente 13 conseguiram alcançar seu destino, em Galashields - Selkirshire.

No último verão, 100 pombos-correio desapareceram na mesma área. Keith Simpson, membro do clube, disse que os criadores de pombos têm sofrido perdas significativas desde a temporada, que começou em abril. Muitos perderam mais da metade de seus pássaros.

O prejuízo decorrente desses desaparecimentos já custou cerca de 200 mil libras (pouco mais de 640 mil reais - agosto, 2012). O fenômeno está intrigando os especialistas que divergem sobre as causas. A teoria mais aceita é que as ocorrências anormais de chuvas de verão têm provocado o desvio de curso das aves, que tentam contornar as tempestades.

Outra hipótese sugere que os níveis anormalmente elevados de atividade solar estão distorcendo a frequência normal dos campos magnéticos terrenos confundindo o senso de orientação natural dos pombos. Até os sinais eletrônicos emitidos da base de espionagem localizada em Menwith Hill já foram cogitados como responsáveis pelo sumiço.

Todavia, o problema pode ser uma questão de desequilíbrio ecológico: uma reação dos pombos às consequências da liberação coletiva para fins esportivos, que estaria produzindo uma condição de risco para as aves. 

A criação e a competição provoca uma situação de superpopulação dos pombos naquela região; incomum. Um atrativo para os predadores naturais, que são aves de rapina. Por isso, grupos de pombos estariam desconsiderando a direção indicada por suas famosas "bússolas naturais" e migrando para o leste da Inglaterra com o propósito prioritário de salvar as próprias vidas.

FONTES
Hundreds of racing pigeons vanish in 'Bermuda triangle' of birds.
Telegraph/UK, publicado em 24/08/2012.
[http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/9496579/Hundreds-of-racing-pigeons-vanish-in-Bermuda-triangle-of-birds.html]
CLARCK, Emma. Bermuda Triangle of the north. Mystery as More Than 200 Pigeons Fail to Return After Going Missing During Race (imagens)
NIGERIANEWS, publicado em 24/08/2012.
[http://uk.onlinenigeria.com/latest-additions/64860-bermuda-triangle-of-the-north-mystery-as-more-than-200-pigeons-fail-to-return-after-going-missing-during-race.html]

Nenhum comentário: