sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mensagem ao Mar - Uma Garrafa de Drift


Andrew Leaper. Pose para foto: a garrafa e o certificado do recorde.

ESCÓCIA. O capitão de um navio de pesca escocês, Andrew Leaper, 43 anos (em 2012) encontrou uma garrafa com uma mensagem dentro que foi jogada no mar há 98 anos atrás, em 1914.

Leaper deparou-se com o objeto quando estava recolhendo suas redes. Ele logo percebeu que havia uma mensagem no interior do recipiente. Mas essa não é uma garrafa mensageira comum. Ela foi lançada ao mar com um objetivo.




A Mensagem: Favor devolver e preencha o formulário. Recompensa de seis pence...


Estava rotulada com um código de controle: 646B "garrafa de deriva", uma das 1,890 garrafas que o capitão C. H. Brown, da Glasgow School of Navigation jogou naquelas águas há quase um século destinadas a afundar porém flutuando baixo, no leito do mar, em uma tentativa de monitorar as subcorrentes marítimas em torno da Escócia. Até hoje, somente 315 dessas garrafas foram resgatadas.

Na mensagem contida, instruções para que o localizador registre a data, o local da descoberta e devolva o item para o Diretor do Fishery Board for Scotland (Conselho de Pesca da Escócia). Uma recompensa de seis pence é oferecida para quem seguir as instruções.

A experiência do capitão Brown continua sendo monitorada durante todos esses anos, agora, à cargo da Marine Science Scotland, sediada em Aberden. O arquivo é atualizado sempre que uma das garrafas é rastreda.

Por uma surpreendente coincidência, a garrafa foi parar na embarcação chamada Copius, a mesma, baseada em Shetland, que entrou para o registro de recordes de achados de garrafas mensageiras à deriva que passaram mais tempo no mar. 

A última mais antiga e agora segunda da história foi encontrada em 2006. Esta outra, uma garrafa com mensagem comum, foi recuperada por um amigo de Leaper, também pescador, Mark Anderson.


O secretário escocês do Meio-Ambiente, Lichard Lochhead acha que é possível que outras garrafas da série de1914 sejam encontradas estabelecendo um recorde múltiplo. E comentou: A história dessas garrafas lançadas à deriva com propósitos científicos é fascinante e remonta à uma época em que os pesquisadores estavam começando a procurar compreender a complexidade dos mares.

As garrafas utilizadas nesse tipo de experiência são chamadas "garrafas de Drift". O chefe do Marine Ecosystems da instituição Marine Scotland Science explicou: No início do século passado, as garrafas de Drift foram um recurso que pretendia possibilitar aos oceanógrafos estabelecer padrões de circulação da água dos mares em torno da Escócia.

FONTE: OLIVER, Amy. Fisherman finds message in a bottle at sea for 98 YEARS and is now eligible for the reward - a sixpence
DAILY MAIL, publicado em 30/08/22012.
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2195841/Fisherman-finds-message-bottle-sea-98-YEARS-eligible-reward--sixpence.html]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog