sábado, 11 de agosto de 2012

Vinho Antigo - Ânfora do Século I d.C. Re-descoberta em Málaga


ESPANHA. EM MÁLAGA, situada na região da Andaluzia - sul da Espanha, uma ânfora romana do século I d.C. foi encontrada durante um trabalho de catalogação e limpeza do acervo arqueológico, que estão sendo realizados para a abertura, em breve, do Museu de História da Cidade.

Descoberta em 1960, a peça foi encontrada nas proximidades da desembocadura do rio Vélez, nas ruínas da antiga cidade de Maneoba. Na época do achado, foi guardada no porão do palácio Beniel e lá ficou, esquecida até agora. 

Redescoberta, selada com uma mistura de resina e cal, foi submetida a exame e os especialistas acreditam que o recipiente contém entre 25 e 30 litros do que acredita-se ser vinho. Vinho com dois mil anos de idade.

O século I é considerado o período de maior intercâmbio mercantil entre Roma e a chamada Hispânia Bética (ou Baetica), que foi uma província romana naquela região. Mais tarde, esta província foi renomeada pelos mouros com o nome atual - Andaluzia (ou Al Andalus, significando terra de Vândalos - no caso, os Visigodos)

ANÁLISE

O conteúdo da ânfora ainda está para ser confirmado. O conselheiro de Cultura e Patrimônio de Vélez-Málaga, José Antonio Fortes comentou: Com esse tipo de vedação (resina e cal) o conteúdo deve estar em perfeito estado e queremos saber como erao gosto deste vinho; pode ser um tipo hidromel, típico da época.

A ânfora vai integrar o acervo do museu juntamente com outras peças raras da Antiguidade, provenientes - por exemplo, da Mesopotâmia, Grécia, Fenícia.

FONTE: Un ánfora romana del siglo I encontrada en Málaga está llena de vino de la época.
20 MINUTOS/ ESPANHA, publicado em 10/08/2012.
[http://www.20minutos.es/noticia/1561440/0/anfora-romana/malaga/contiene-vino/]

Nenhum comentário: