quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Porta do Inferno do Turcomenistão


TURCOMENISTÃO. A Porta do Diabo. Sua luz projeta-se para o alto iluminando a noite e seu brilho pode ser visto a quilômetros de distância. [+] IMAGENS: DAILY MAIL. No YOUTUBE [http://youtu.be/aDJ8XUghYXw]


No meio do deserto de Karacum, próximo ao povoado de Derweze (ou Darvaza, ou Darvaz - significando O Portão, em turcomano), pequeno vilarejo com cerca 350 habitantes - localizado cerca de 260 km ao norte de Ashgabat, capital do país, no Turcomenistão, ali, como em um cenário de ficção existe uma cratera em chamas queimando há 40 anos, desde 1971.



Com 60 metros de diâmetro e 20 de profundidade, o grande poço flamejante é conhecido como A Porta do Inferno.


Essa terrível e fascinante paisagem foi criada pelos homens. Naquele primeiro ano da década de 1970, geólogos soviéticos que faziam uma perfuração no local chegaram a uma caverna que era, em si mesma,um reservatório de gás natural.

Na ocasião da descoberta, o solo, sob a plataforma, cedeu, colapsou e assim formou-se a cratera. Temendo a liberação dos gases tóxicos, os cientistas decidiram que a melhor solução era extinguir o gás: por combustão. E assim, o fogo da Porta do Inferno foi aceso e as chamas continuam ativas até hoje.

Em abril de 2010, o então presidente do Turcomenistão (e atual, 2012), Gurbanguly Berdimuhamedow, visitou o lugar e determinou que o buraco fosse fechado. Mas isso ainda não aconteceu. Não é uma questão de decidir e lacrar. 

Todo o conjunto fenomenológico da situação tem de ser minuciosamente estudado antes que se tenha a certeza de que fcehar a cratera é a melhor solução. O fogo da Porta do Inferno não pode ser abafado com com cobertores. Quando a cratera for fechada, ele continuará queimando e toda a área ao seu redor abriga uma significativa reserva de petróleo e mais gás natural.

FONTE: PREECE, Rob. The Door to Hell: Take a look inside a giant hole in the desert which has been on fire for more than 40 YEARS.
DAILY MAIL, publicado em 27/07/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2179622/The-Door-Hell-Giant-hole-Karakum-Desert-40-YEARS.html?ito=feeds-newsxml]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog