sábado, 11 de agosto de 2012

Dois dentes no Olho


 

Se você quer ver a fotografia dessa reportagem (o quê, francamente, é desnecessário), clique na imagem ou na lente.

INDIA. Ela nasceu com o olho esquerdo enfermiço. Parecia um tumor que cresceu ao longo dos 23 anos da indiana Nagabhushanam Siva - de Chennai, sul da Índia. O problema somente se agravava. O olho era empurrado pelo inchaço para dentro da cavidade ocular, bloqueando a visão. Começou a causar danos no nervo óptico. O globo ocular não mais se movia.

Depois de vários estudos (!), os médicos do Hospital Público Municipal disgnosticaram um tumor, um teratoma mas, somente no momento da operação a causa do problema foi descoberta: Nagabhushanam Siva tinha dois dentes completos, crescidos, incorporados ao olho.

Finalmente, os apêndides equivocados foram removidos. Mas a paciente perdeu completamente a visão daquele olho.

É oportuno lembrar aqui que Chennai não nenhum paupérrimo vilarejo indiano. Trata-se da conhecida e antiga cidade de Madras ou Madrasta (nesse caso, "madrasta" mesmo!), capital e maior cidade do estado de Tamil Nadu que tem maisde 10 milhões de habitantes.

Todavia, o quê este editor se pergunta é: com quais olhos os médicos desse hospital estiveram examinando essa moça durante duas décadas... Os pobres do mundo continuam cruelmente abandonados pelos poderes públicos que deviam assegurar o bem comum. Um jovem rico jamais passaria por essa humilhação. É uma indignidade! Como diria Ghandi na hora da morte: Oh! Rama!

FONTE: India: Operan a mujer que vivió durante más de dos décadas con dientes en su ojo.
INFORME-21, publicado em 10/08/2012.
[http://informe21.com/actualidad/12/08/10/india-operan-a-mujer-que-vivio-durante-mas-de-dos-decadas-con-dientes-en-su-ojo]

Nenhum comentário: