sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Massa Gigante de Rochas Vulcânicas Flutua no Pacífico


Aglomerado de pedras vulcânicas na costa da Nova Zelândia. Uma plataforma coesa do tamanho da Bélgica. NO YOUTUBE: [http://youtu.be/5DqBObleqP8]

OCEANO PACÍFICO/NOVA ZELÂNDIA. Uma glomerado gigante de pequenas rochas vulcânicas, com tamanho aproximado da Bélgica, foi avistado - por um avião da Força Aérea Neo-zelandeza, flutuando ao largo da costa da Nova Zelândia (oceano Pacífico) - cerca de 1000 km a nordeste de Auckland.

Trata-se de um agregado de pedras-pomes do tamanho de bolas de golfe que estende-se por cerca de 26 mil km. Do alto, aparecem como uma plataforma brilhante e esbranquiçada. Um navio da marinha (N. Zelândia) levou cientistas para examinar o fenômeno na noite de quinta-feira - 09/08/2012. 

O tenente naval - Tim Oscar disse que é ...a coisa mais estranha... que ele já viu em em seus 18 anos de trabalho no mar. As pedras parecem elevar-se cerca de dois pés (mais ou menos 60 cm) acima da superfície da água. É exatamente como a borda de uma plataforma de gelo.

Cientistas dizem que, provavelmente, as rochas foram ejetadas durante a erupção de um vulcão submarino mas não acreditam que tal erupção esteja relacionada ao recente despertar, com erupção de cinzas, do Monte Tonagiro - também localizado na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que não há perigo para a navegação na área.

FONTE: SEWELL, Anne. Massive rock raft size of Belgium floating off New Zealand.
DIGITAL JOURNAL, publicado em 10/08/2012.
[http://www.digitaljournal.com/article/330512]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog