terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Monstruosamente Adorável Traça Musselina


 [http://www.flickr.com/photos/artour_a/4207478815/]


VENEZUELA. O biólogo e zoólogo Arthur Anker fotografou e postou no Flickr - álbum de fotografias virtual - a imagem impressionante de um inseto Lepdóptero, identificado como sendo da família das mariposas (a mesma à qual pertencem as borboletas). 

Os noticiários têm se referido à criatura como uma traça - daquelas que comem tecidos e papel porém, entre os especialistas ela é o que se chama de uma mariposa neotropical ornamental. O cryptozoólogo, Karl Shuker encontrou uma similar, chamada cientificamente de Diaphora mendica ou mariposa musselina.

Porém, esta traça é um animal é extremamente incomum, com seu corpo e elegantes asas cobertos por uma pelagem branca de aparência macia e grades olhos negros sobre os quais destacam-se as antenas, que mais parecem exóticas sombrancelhas estilizadas.

A foto chama a atenção entre os internautas já houve quem sugerisse que a mariposa, apelidada "Poodle" - mais precisamente Poodle-Moth (Traça-poodle) ou Polilla caniche (espanhol), se parece muito mais com um mamífero do quê com um inseto ou, ainda, com uma criatura de mundos encantados, como uma fada - e poderia ser adotada como mascote doméstico. Outra pessoa comentou: ...é monstruosamente adorável.


Arthur Anker em um de seus exóticos ambientes de trabalho.

Arthur Anker, natural de Bishkek (Bisqueque), capital do Quirguistão (Kyrgyzstan), país da Ásia Central - biólogo, zoólogo, PhD pelo Muséum national d'Histoire naturelle, Paris - França, tem uma estreita relação como continente Sul-americano e - em especial, com o Brasil. 

Ele tem um perfil no site da Universidade Federal do Ceará onde mantém um vínculo com o Labomar [http://ufc.academia.edu/anker]. Na página pessoal, ele escreve: Eu estou trabalhando em diversidade, taxonomia e filogenia de Crustacea Decapoda, em particular camarões carídeos. Também estou interessado na evolução, biologia e biodiversidade de artrópodes etc..


MUSSELINAS

A Muslin Moth, Diaphora mendica ou mariposa musselina, descoberta e classificada pelo entomologista e aracnólogo sueco, Carl Alexander Clerk (1709-1765) em 1759. ESQ.: um par da espécie. Imagem obtida em Boxhill - Surrey - UK. Foto: Jim Porter. DIR.: Close, de frente - imagem obtida em Hardenberg, Holanda. Foto: Ab H. Baas. 

IN UKMoths, acessado em 28/08/2012 - [http://ukmoths.org.uk/show.php?id=4314]



Esse outro exemplar, também uma Diaphora mendica, foi fotografado em maio de 2099 em Richmond County - Carolinado Norte, USA. FONTE: DrPhotoMoto/Flickr


Anker não encontrou registro do seu achado em nenhum catálogo de entomologia. Mas informa que o flagrante foi obtido já há alguns anos, em janeiro de 2009 - em Gran Sabana, região do Canaima National Park - Venezuela. 

Apesar de ser uma traça, assim como a traça musselina, muito provavelmente, essa sua parente não nomeada, alimenta-se de plantas herbáceas (ervas). Em geral, são muito pequenas: têm entre 28 e 38 milímetros de envergadura das asas.

Karl Shuker (mencionado acima) - vendo a fotografia, também não pôde identificar a poodle-moth, embora tenha pesquisado exaustivamente - mas comentou em seu blog, o ShuckerNature (URL em FONTES, abaixo): 

De fato, é um membro da família Arctiidae (muito numerosa, contando com mais de 11 mil espécies em todo o mundo). Pode ser uma espécie ainda não descrita pela Ciência. Milhares de novos insetos são descobertos a cada ano nas florestas tropicais da América do Sul.

FONTES
Fotografían en Venezuela a una polilla como de cuento de hadas.
GLOBOVISION-ABC/Espanha, publicado em 23/08/2012.
[http://www.globovision.com/news.php?nid=244245]
BOYLE, Alan. Bizarre poodle moth fascinates ... and frightens ... the masses online.
COSMICLOG/NBCNews, publicado em 27/08/2012.
[http://nbcnews.to/QOcRx0]
MYSTERY OF THE VENEZUELAN POODLE MOTH - HAVE YOU SEEN THIS INSECT??
KARLSHUKER BLOSPOT, publicado em 22/08/2012.
[http://karlshuker.blogspot.com.br/2012/08/mystery-of-venezuelan-poodle-moth-have.html]

Um comentário:

Anônimo disse...

Tomei o maior susto, ao aguar as plantas, na boquinha da noite, tipo, umas 21:00 horas, mais ou menos, e vi esta maripósa poodle, e fiquei assustada, ao perceber, ela exatamente, pousada, sugando as sementes de um pinheirinho, no jardim dos fundos da minha casa, com enormes frutiferas, já comprei a casa, assim, e pensei, que era alguma espécie de morcego!...uufaaa, finalmente, descobri, o que era...a traça poodle, ou mariposa pooodle, me assustei, porque a que vi, tem mais de 25 cms, parece um pequeno pássaro, branco, vi outras vezes, no pé de gogoberry, tenho gogiberry, e cranberry, e jabuticabas, acho que ela vem se alimentar, mais aparece, quando o tempo, está meio nublado e com garoa fina, não aparece no verão, e moro, aqui no jardim saude, zona sul, são paulo!...não é só na venezuela, não...me arrepiou um pouco, e chamei o jardineiro, para podar as plantas, em grande crescimento, formando arbustos e abrigando coruja!
Me assustei, mais achava que era morcego, mais era linda, para ser morcego, e agora comparando com a foto, é exatamente ela....não gosto muito de animais diferentes, e fiquei com medo, de ir a noitinha nos fundos da casa, talvez, faça uma piscina e retire as plantas maiores, fiquei assustadissima, porque ela me atacou, corri para dentro da casa, isto tem uns 6 meses, mais ou menos....rsssss que bicho estranho, ele não é amigável, pode ser bonito, mais ataca!,.,,,tõ fora!...cruzes, que bicho branco assustador...parece um fantasma branco, no jardim....uuiii..rssss