terça-feira, 25 de setembro de 2012

Estranha Criatura Aparece em Redemoinho no Tocantins

por Lygia Cabus


NO VÍDEO ORIGINAL. A aparição de uma estranha criatura alada em meio a um forte redemoinho em São Bento do Tocantins - TO. No YOUTUBE, postado em 19/09/2012. 
[http://youtu.be/6fuUviTi-Xg]. 

Segundo a tradição do folclore popular brasileiro, os redemoinhos são produzidos pelos sacis, o encantado de uma perna só, promotor de traquinagens mais ou menos malévolas. 

Não é o caso: a "entidade" que aparece neste redemoinho além de bípede tem asas e não existe nenhuma versão conhecida de sacis alados... 

Cogitações possíveis de quê poderia ser um pássaro apanhado pelo torvelinho podem ser desconsideradas em virtude das dimensões e forma da cabeça deste ser.

TOCANTINS. A notícia sobre esta criatura não saiu em lugar nenhum. Em São Bento do Tocantins, cidade pequena do estado do Tocantins, um cidadão filmou um redemoinho. Os redemoinhos de grandes proporções ocorrem com frequência, naquela região, nesta época do ano.

A chefe do Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás, (estado vizinho ao Tocantins), Elizabeth Alves Ferreira informou ao canal de notícias G1, em outra reportagem sobre redemoinhos* - que esse é um fenômeno normal nesta época de seca, quando as chuvas se aproximam:  

Normalmente, há diferença de temperatura entre a superfície, que está mais quente, e uma camada acima, que está mais fria. E essa diferença causa pressão e ocasiona o redemoinho.

* RABELO, Renato Lemes. Internauta filma redemoinho de quase 35 metros em Goiás.
G1, publicado em 24/09/2012.
[http://g1.globo.com/goias/vc-no-g1-go/noticia/2012/09/internauta-filma-redemoinho-de-quase-35-metros-em-goias-assista.html]

Na reportagem do G1, aparece um redemoinho gigante, com 35 metros de altura, aproximadamente, ocorrido na cidade de Quirinópolis, na segunda-feira, 24 de setembro (2012) e registrado em vídeo por um cidadão, Renato Lemes Rabelo.



Aos 42 segundos do vídeo de São de Bento do Tocantins: outra imagem, muito rápida, mostra um "objeto" voador à esquerda da tela

Ocorre que, procurando o vídeo desse cidadão no Youtube, a editoria deste Blog encontrou um redemoinho bem mais curioso. 

Além de ser uma violenta espiral de poeira, neste vídeo, aos 30 segundos dos 48 da filmagem (veja no replay), em um instante fugaz, surge na tela uma estranha criatura alada que desaparece rapidamente nas reviravoltas do vento. 

O vídeo, com poucas visitações, como é muito comum na internet, não tem nenhum esclarecimento adicional além da data da postagem. Seu autor, também não se identifica, usando apenas um nickname: ricardo500ful

Provavelmente, muitos dirão que as imagens são um truque porque "essa gente quer chamar a atenção" mas... pode não ser; e como e porque alguém cuja identidade permanece desconhecida pode, desse modo, angariar alguma real atenção?

Além disso, aos 42 segundos, quando o redemoinho está se dissipando, outra imagem, muito rápida, mostra um "objeto" voador à esquerda da tela. Seria parte do "truque", talvez... O mesmo objeto ou criatura aparece novamente, no céu, antes do fim do vídeo. Meditemos...

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite, gostaria que fosse um evidência de alguma entidade no redemoinho, na minha opinião eh um objeto voador mais próximo como uma mosca ou abelha, continuando o vídeo vemos mais insetos e a aparição e sumiço repentino pode ser devido ao FPS da câmera.