sábado, 1 de setembro de 2012

Os Dublês de Condenados nas Prisões da China

CHINA. Em todo o mundo, entre os muitos privilégios usufuridos por elites de pessoas muito ricas, um dos mais abusivos e extraordinários é a "compra" de doublês de condenados na China. 

Naquele país, alguns milionários têm a possibilidade de contratar sósias para cumprir penas de prisão por eles,uma prática lá conhecida com o nome de ding zui

Casos desse tipo têm sido documentados. Em maio de 2009, um jovem de 20 anos (na época) - Hu Bin - atropelou um pedestre enquanto se divertia com amigos fazendo um "pega".

Já no relatório policiais começaram as distorções em favor do acusado, sendo reportado que o rapaz dirigia a uma velocidade de apenas 70 km por hora no momento do "acidente", um medida dentro do limite permitido - no local - pelas leis de trânsito. 

Na verdade, a velocidade era o dobro e o impacto projetou a vítima no ar até a queda no solo vários metros adiante do ponto de parada do veículo. 

O caso foi parar na internet provocando a indignação pública pelo encobrimento evidente dos fatos. Mesmo assim, o motorista foi condenado a apenas 3 anos de prisão, quando na China, um crime de trânsito com essas características, passível de ser considerado doloso (com intenção de matar) pode receber uma punição de pena de morte.


ESQ.: Hu Bin no julgamento: disfarçado de bom moço. DIR.: Seu suposto doublê de condenação.

Porém, o mais surpreendente foi quando o homem que apareceu no tribunal para o julgamento não era o jovem acusado, mas um sósia dele, um dublê. 

Não foi um caso isolado. No mesmo ano (2009) o diretor de um hospital que provocou um acidente de trânsito com vítimas fatais contratou o pai de um funcionário para confessar e cumprir a sentença, que também foi leniente, considerando as características do caso.


O caso de Gu Kailai foi amplamente divulgado inclusive nos midia do Brasil e notícias sobre sua substituição no julgamento, ou seja, o recurso à ding zui - e cumprimento de pena foram publicadas fora da China. 

Em 22/08/2012, a Veja online publicou: Governo chinês bloqueia palavra ‘sósia’ de sites de busca. A medida foi tomada após o julgamento de Gu Kailai. Internautas espalharam boato de que ela foi representada por outra pessoa parecida em julgamento (VEJA, 2012).


O mais recente episódio desse tipo foi reportado em relação ao julgamento e prisão de Gu Kailai, a mulher chinesa condenada pelo assassinato do empresário britânico Neil Heywood. Nas redes sociais e sites da web circulam as duas fotos, lado a lado: de Gu Kailai (mulher do ex-político chinês Bo Xilai) e sua suposta sósia contratada para cumprir a condenação, diante do juiz. A sentença, pena de morte, foi suspensa. 

Apesar de sua herança comunista, a China é um dos países mais desiguais do mundo, informa a agência Xinhua, onde as pessoas endinheiradas conseguem, até isso: evitar a prisão. sequer comparecem às cortes de julgamento.

Este fenômeno, dos substitutos de condenados pela Lei, é uma tradição da cultura chinesa há séculos, registrada desde 1834 pelo missionário Karl Gützlaff. Em 1896, outro missionário, o tailandês George Mackay descreveu essa prática: 

É um segredo aberto que estes homens [e mulheres, os dublês] nada tinham a ver com os casos mas eram subornados para "vestir a canga" por seis semanas. Por incrível que pareça, esse sistema era empregado mesmo em casos de penas de morte. 

Afinal, se uma família estava morrendo de fome, muitos pais [e mães] aceitavam este preço para salvar suas suas crianças. Alguns oficiais imperiais chineses até admitiram ter usado esse recurso, que era considerado eficaz [suficiente, em termos de cumprimento da justiça].  

Na opinião desses criminosos e dos seus simpatizantes, o verdadeiro criminoso teria sido, virtualmente, punido, posto que pagou o "valor de mercado" pelo seu crime. (ODDITY CENTRAL, 2012)

FONTES
¿Los ricos contratan dobles para cumplir condenas en la cárcel?
EL INTRANSIGENTE/Argentina, publicado em 29/08/2012.
[http://www.elintransigente.com/notas/2012/8/29/ricos-contratan-dobles-cumplir-condenas-carcel-144478.asp]
China’s Rich Can Hire Body Doubles to Serve Their Prison Time.
ODDITY CENTRAL, publicado em 23/08/2012.
[http://www.odditycentral.com/news/chinas-rich-can-hire-body-doubles-to-serve-their-prison-time.html]
Governo chinês bloqueia palavra ‘sósia’ de sites de busca.
VEJA ONLINE, publicado em 22/08/2012.

Nenhum comentário: