domingo, 20 de maio de 2012

Objeto em Chamas no Céu do Peru



PERU. 17 de maio,2012. Um objeto luminoso atravessou o céu de Arequipa às 5:30 da tarde movendo-se de leste para oeste. A população e os cientistas dividem-se em opiniões: um meteorito, uma ilusão de ótica causada por uma aeronave, um ovni.



O fenômeno, claramente observado em Ciudad Blanca e nas províncias de Castilla e Camana foi registrado em vídeos postados por internautas nas redes sociais. 

O diretor do instituto geofísico da Univercidad Nacional San Martin, em Arequipa, José Diaz Rodríguez, descartou a hipótese do objeto ser um meteorito.

Segundo Rodrígues, a queda de um meteorito teria causado um forte sismo, um tremor de terra, o quê não ocorreu. Também não foi encontrada nenhuma cratera ou dano ao solo na região onde, presumidamente, tal objeto teria caído.

O cientista acredita que o que aconteceu poderia ser o resultado de um efeito óptico causado pela passagem de um avião na luminosidade do por do sol e lembra que, não muito longe do local do evento está situada uma base da Força Aérea Peruana (FAP). As imagens de vídeo mostram dois rastros de luz, que Rodrígues identifica como ejeções das turbinas da suposta aeronave. (Porém, fontes da FAP informaram que naquele dia nenhum avião saiu da base). 

FONTES
Objeto luminoso en el cielo alborotó a arequipeños.
CRONICA VIVA/Peru, publicado em 17/05/2012
[http://www.cronicaviva.com.pe/index.php/regional/sierra/41302-objeto-luminoso-en-el-cielo-alboroto-a-arequipenos-videos]
Extraño objeto luminoso en cielo arequipeño causa controversia.
LA REPUBLICA/Peru, publicado em 18/05/2012.
[http://www.larepublica.pe/17-05-2012/extrano-objeto-luminoso-en-cielo-arequipeno-causa-controversia]

Nenhum comentário: