domingo, 24 de fevereiro de 2019

🦜 PERDIDO EM DUBLIN: PAPAGAIO FOI ACHADO TENTANDO DECOLAR NA PISTA DO AEROPORTO

#historiasdepapagaios

IRLANDA. 17 de Fevereiro de 2019. Um papagaio saiu de casa e se perdeu. Nas palavras do vigilante e bombeiro Craig Wade, que trabalha no Aeroporto de Dublin, naquele domingo, em meio a uma tarefa rotineira, notou que havia um pássaro movimentando-se no espaço aberto. Estava sozinho realizando manobras para levantar voo - 'taxiando, disse Wade, no meio da pista principal do aeroporto.

Ao ver a ave, Wade logo percebeu que tratava-se de um animal de estimação. Ele agiu: 'Uma pista de pouso ativa não era um lugare s seguro para ela. Tivemos dificuldade de capturá-la mas acabamos conseguindo nos aproximar e a colocamos em uma caixa de papelão.

Levada para a estação do corpo de bombeiros, no aeroporto, aos cuidados de um especialista, descobriu-se que era uma fêmea de uma espécie cinza africana (Psittacus erithacus - the Congo grey parrot OU African grey parrot) que pode viver até 60 anos.

PELO TWITTER


O aeroporto de Dublin twittou sobre o caso e fez um chamado para encontrar o dono. Quatro pessoas se apresentaram mas nenhuma delas foi capaz de responder à pergunta chave: o número de identificação gravado em um anel de metal preso ao tornozelo da ave.

Finalmente, o caso começou a ser esclarecido: pelo Twitter! A empresa de supermercados Lidl Ireland, em seu perfil naquela rede social (@lidl_ireland) - respondeu ao post do Aeroporto, dizendo: 

'Pessoal, isso vai parecer inacreditável mas temos um cartaz sobre um 'Papagaio desaparecido em uma de nossas lojas. Nós ligamos para número no cartaz, checamos tudo e é ele. Acharam o dono.

Morador do subúrbio de Finglas, a noroeste de Dublin, Lubomir Michna, nascido na Eslováquia - tinha colocado o cartaz no supermercado.

Para as autoridades, Michna, efetivamente provou sobejamente que era o tutor do animal e esclareceu: chama-se Hugo. Os papagaios africanos cinza são uma raça das mais hábeis em repetir palavras e o homem havia ensinado alguns ditos eslovacos a Hugo.

Michna enviou aos bombeiros uma gravação que, ao ser tocada para Hugo, produziu uma instantânea reação de reconhecimento. Hugo, aprendera eslovaco. 

Dan Donoher, que estava cuidando da ave confirmou: 'Ela reagiu imediatamente. Assim que abrimos o 'pet container, Hugo pulou para o braço de Lubomir e aconchegou-se em seu pescoço. Pode-se ver que eles têm uma ligação muito próxima. Foi adorável... 😍

DESCUIDO


Hugo saiu de casa por uma porta deixada aberta por descuido, no sábado, 16 de fevereiro (2019) e se perdeu; e foi longe, longe demais para saber voltar. Pouco mais de 9 km de distância; e não deixa de ser curioso que a papagaio fosse parar em um aeroporto, em uma pista de decolagem quando havia tantos outros lugares onde poderia estar.

LINKS RELACIONADOS

#historiasdepapagaios
https://sofadasala-noticias.blogspot.com/2014/03/indiapapagagiodetetive.html

História de Um Periquito
sexta-feira, 4 de maio de 2012



https://sofadasala-noticias.blogspot.com/2012/05/historia-de-um-periquito.html

FONTE
WATSON, Tory. Dublin Airport 'runway parrot' reunited with owner
BBC, 22 February 2019
https://www.bbc.com/news/world-europe-47307685
SOUNDTRACK
Cristiano Paganucci - Old BLUES Guitar
YOUTUBE CH Cristiano Paganucci
Published on Jun 20, 2017
https://www.youtube.com/watch?v=3Aq8aTgNDbw

Nenhum comentário: