quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

A ESTRANHA ILHA QUE SURGIU DO NADA

#GEODINÂMICA

EM DEZEMBRO DE 2014 UM VULCÃO SUBMARINO NO REINO DE TONGA - Pacífico Sul, eclodiu lançando na atmosfera uma enorme quantidade de cinzas, pedras e vapor. 

Os satélites captaram uma nuvem destes materiais a uma altitude de 9 km, fato quê - na ocasião, obrigou o desvio de tráfego aéreo na região.

Algumas semanas mais tarde, em janeiro de 2015, estas cinzas assentaram-se no mar dando origem a uma nova ilha com altitude máxima de 120 metros acima do nível do mar.

A ilha está localizada em meio a outras, mais antigas e foi chamada Hunga Tonga-Hunga ha'apai. Quase quatro anos depois, uma expedição científica viajou a esse estranho mundo efêmero.




Tonga ou Reino de Tonga, é um país da Oceania, integrante da Polinésia e formado pela união de 177 ilhas de mesmo nome, também conhecidas como Ilhas Amigáveis. Hunga Tonga-Hunga ha'apai é uma das ilhas, a mais jovem e incomum..



A terceira ilha gerada por uma erupção vulcânica (do vulcão homônimo, submarino) - e única que tem resistido à erosão das ondas oceânicas que destrói formações semelhantes em poucos meses. A maioria dessas ilhas desaparece muito rapidamente mas os pesquisadores estimam que esta em particular poderá resistir por até 30 anos.

O pesquisador do Goddard Space Flight Center (GSFC - Centro de Voos Espaciais Goddard), NASA - Greenbelt, Maryland (USA) - Dan Slayback, vem observando a ilha desde o seu surgimento. Ele quer fazer uma projeção em modelo 3D deste acidente geográfico monitorando sua forma e volume ao longo do tempo.

Em sua inspeção de campo em Hunga Tonga-Hunga ha'apai - Slayback encontrou uma topografia de geologia inesperadas, como os paredões de rocha (com cerca de 2 metros de profundidade), penhascos a beira mar fustigados por fortes ondas. 

O solo é coberto por um cascalho negro e argila leve e pegajosa. "Não sabemos de onde vem nem o quê é mas, não é cinza". Essa paisagem não existia há três anos.

Já existe vegetação na ilha, flores, arbustos, disseminados através do istmo que liga Hunga Tonga-Hunga ha'apai à ilha vizinha; pois ali chegaram os pássaros que promovem a semeadura, por meio de suas fezes. São corujas e andorinhas que se alojaram nas reentrâncias das falésias formadas ao redor do lago. 

FONTES
DE JORGE, Judith. Visitan la extraña isla que la NASA vio surgir de la nada hace cuatro años
ABC/ESPANHA, O5FEV2019
https://www.abc.es/ciencia/abci-visitan-extrana-isla-nasa-surgir-nada-hace-cuatro-anos-201902050838_noticia.html
* SOUND TRACK BY Free Vibes - Non Copyrighted Music
Published on Nov 29, 2017 https://www.youtube.com/watch?v=Ede9kXDGPu8
No copyright Rock music instrumental for videos. Discover Jack The Lumberer by Alexander Nakarada  (Copyright Free Music). Now, listen to this Rock track and enjoy! Check the details below for more information: CHECK OUR WEBSITE https://www.thecooldistrict.com/

Nenhum comentário: