quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

MORREU O PROTAGONISTA DO "BEIJO DO FIM" DA SEGUNDA GUERRA


O beijo histórico foi tão chamativo para os transeuntes - naquele 14 de agosto de 1945 quando celebravam o fim da guerra na Times Square, em Nova York que a mesma cena foi registrada não somente por Alfred Eisenstaedt

No mesmo local encontrava-se também outro fotojornalista, da Marinha norte-americana - Victor Jorgensen (é a foto acima). A versão de Jorgensen foi publicada antes da Eisenstaedt: no dia seguinte, 15 de agosto (1945), ela apareceu no The New York Times. 

A fotografia de Victor Jorgensen mostra um ângulo mais fechado do momento o quê permite distinguir mais claramente a localização do evento, na frente do prédio do Chemical Bank and Trust e a placa da farmácia Walgeens na fachada.

A foto de Eisenstaedt tem nome: a V-J Day in Times Square (Victory over Japan Day ou, simplesmente, The Kiss) é mais conhecida porém não pode ser publicada por questões de copyright. Veja a imagem V-J Day in Times Square.


George Mendonsa: Veterano da Segunda Guerra Mundial, morreu neste fim de semana - entre 16 e 17 de fevereiro - aos 95 anos, de falência cardíaca, em uma casa de repouso em Middletown, Rhode Island. 

Mendonsa é o marinheiro protagonista de uma das imagens mais emblemáticas do século 20, onde aparece beijando uma enfermeira, vestido com seu uniforme branco, em meio à Times Square, em Nova York - em 14 de agosto de 1945. A guerra tinha terminado.


A imagem que entrou para a história foi capturada pelo fotógrafo, fotojornalista e jornalista Alfred Eisenstaedt (1898-1995, acima). Na época, quando a foto foi publicada - uma semana depois do ocorrido - na revista Life, ninguém sabia identificar os dois jovens. 

Durante anos, a dúvida sobre a identidade do casal, especialmente do marinheiro, foi praticamente impossível de ser esclarecida. mais de um 'cavalheiro havia se apresentado como sendo o homem da foto.

A verdade foi revelada em 2012, com o lançamento de um exaustivo trabalho de pesquisa, o livro “The Kissing Sailor: The Mystery Behind the Photo that Ended World War II” (algo como 'O Marinheiro do beijo ou - mais literalmente - O marinheiro Beijoqueiro: O Mistério por trás da foto que acabou a Segunda Guerra Mundial).

Os autores, Laurence Verria e George Galdosi, além de realizar numerosas entrevistas utilizaram tecnologia de reconhecimento facial.


No livro, George Mendonsa, oficialmente reconhecido como a personagem da foto, conta que estava de licença naquele dia, em Manhattan, quando o fim da guerra foi anunciado. Ele ficou tão emocionado que, deparando-se com a jovem enfermeira, sentiu-se compelido a beijá-la. 

Mendonsa diz lembrar-se do momento exato do beijo e mostrando a foto, aponta as evidências físicas que confirmam sua identificação: as mãos grandes e uma cicatriz na testa. Quanto à jovem enfermeira, ela era Greta Zimmer Friedman (foto acima), norte-americana do estado de Virginia. Morreu como 'senhora Molleur, em 2016 aos 92 anos.

FONTE
Sailor from iconic WWII photo has died
NEWS/AU, 19 de Fevereiro de 2019
https://www.news.com.au/lifestyle/relationships/family-friends/sailor-from-iconic-wwii-photo-has-died/news-story/aee752d2dedddd6d7ab0fde012d332ed
+ https://en.wikipedia.org/wiki/V-J_Day_in_Times_Square

Nenhum comentário: