domingo, 1 de junho de 2008

Rússia: Menino-Pássaro



Um "menino-passarinho" foi encontrado em Volvograd, Rússia [tinha de ser na Rússia!]. O garoto, 7 anos [em 2008]. O desvio de comportamento, ao que tudo indica, foi resultado do comportamento da mãe, 31 anos, que dedicava mais atenção aos pássaros negligenciando o filho que, assim, tornou-se uma espécie de "Mogli-ave". 

A pequena família morava em um apartamento de dois quartos repleto de gaiolas onde a mulher mantinha seus animais de estimação. Essa mãe, embora não maltratasse o filho nem descuidasse de sua alimentação, jamais falava com ele. O menino cresceu ouvindo somente o canto dos pássaros.

Galina Volskaya, assistente social conta que o menino não fala, somente gorjeia, emite trinados. Ele não entende a linguagem humana e quando percebe que não está sendo compreendido, agita os braços e as mãos como se fossem asas. 

O garoto foi afastado da mãe, que assinou um termo renunciando à guarda do filho. Agora, o "menino-pássaro" vive em um abrigo mas logo será transferido para um centro de tratamento psicológico. A criança desenvolveu a chamada síndrome de Mogli. Nos últimos dois meses, 5 crianças foram encontradas em quadro semelhante, comportamento animal.


Muitos casos de feral children foram registrados ao longo da história, no passado e no presente. são casos recentes: no Camboja, uma mulher selvagem, 27 anos, foi encontrada vivendo na floresta, nua, sem qualquer compreensão da fala humana. 

Na África, outro garoto, 10 anos, vivia entre macacos. Nos estados Unidos, duas meninas foram resgatadas da convivência também com um bando de macacos e na Rússia, um menino de 9 anos liderava uma matilha de cães...


IMAGEM:
Timothy Cummings Bird Boy, 2004
FONTE: 'Bird-boy' found in Russia In PRAVDA ENGLISH - publicado em 27/02/2008

Um comentário:

Anônimo disse...

que interessante ... voces podiam tambem falar um poquinho sobre esss outras crianças ...!