sexta-feira, 13 de junho de 2008

Golfinhos: Suicídio em Massa

Rio Percuil, Cornwall - Inglaterra: Golfinhos Mortos

FOTO: Barry Batchelor/PA WireUK. Em Cornwall, na segunda-feira, dia 09 de junho [2008], 26 golfinhos foram achados mortos nas praias do rio Percuil. 

Alguns animais, ainda com vida, foram devolvidos ao mar. O caso está intrigando os cientistas. Análises mostraram que os golfinhos, além de perderem a rota, comeram entulho e lama. Os biólogos estão considerando o fenômeno como suicídio em massa.

Esta é a opinião de Vic Simpson, patologista que examinou alguns dos 26 animais mortos, que ingeriram e inalaram grandes massas de detritos do estuário [desembocadura do rio, onde as águas doces se encontram com o mar] do rio Percuil. 

"Os pulmões e estômago estavam cheios desse lixo o que é, de fato, muito bizarro. Temos visto casos de cetáceos encalhados nas praias, em geral, cinco ou sete, mas nunca nessa escala." - comentou Simpson. 

Vic Simpson é fundador do Wildlife Veterinary Investigation Center, em Truro, e estuda o comportamento de golfinhos na Zoological Society, em Londres.

Há muitas teorias sobre as mortes mas a opinião geral é de que alguma coisa, na água, perturbou os animais. 

Foi lembrado que a Marinha Real tem feito exercícios de tiro nas proximidades e que utiliza um sonar de curto alcance para sondar o leito do mar. 

Mas o porta-voz da instituição já se pronunciou alegando que as manobras da marinha são feitas com a devida observância dos perímetros "responsáveis" com o meio ambiente...

Outros, pensam que os golfinhos entraram em pânico sob ameaça de uma baleia assassina. Cogita-se, ainda, que o grupo poderia estar sofrendo de algum tipo de infecção. Os resultados das necrópsias completas vão demorar algumas semanas.

No Iran, em 2007, 152 golfinhos também morreram na costa. A hipótese de suicídio foi levantada mas logo desmentida. Porém, o caso foi esquecido e não se soube da resposta à questão: o quê aconteceu com os golfinhos? 

Talvez, com o planeta estremecendo, fumegando, derretendo e rugindo do jeito que anda, seja o caso de investigar urgentemente: qual é o significado ecológico do que ESTÁ acontecendo com os golfinhos? Meditemos...

FONTE: Dolphin deaths: Expert suggests 'mass suicide' por Steven Morris
IN GUARDIAN UK publicado em 11/06/2008

Nenhum comentário: