terça-feira, 13 de outubro de 2009

Orelhada Britânica: Gato Hipnoterapeuta


George, olhar hipnótico para inglês ver

No Reino Unido, Chris Jackson, repórter investigativo, apresentador do Inside Out, programa de TV-internet da BBC, nas edições North East e Cumbria, fez uma curiosa experiência demonstrando a frouxidão da regulamentação e fiscalização da profissão de hipnoterapeuta no país. Jackson registrou George, seu gato de estimação, em três instituições supostamente representativas e fiscalizadoras da profissão. [Algo como registrar o gato como clínico no Conselho Regional de Medicina].

Cada uma das instituições aceitou como credenciais válidas, para o exercício da hipnoterapia, um certificado emitido pela não-existente Society of Certified Advanced Mind Therapists [Sociedade dos Terapeutas da Mente Avançada Autorizados]. O repórter fez uma investigação similar com os psicólogos norte-americanos. Ali, na terra de Tio Sam, o Dr. Steve Eichel suspeitou que as instituições coorporativas da área da saúde não checam com rigor a formação de seus membros. Eichel também conseguiu registrar o gato como psicólogo sem nenhuma dificuldade nas mais proeminentes instituições representativas da profissão nos Estados Unidos.

No Reino Unido, O gato George foi reconhecido hipnoterapeuta competente no British Board of Neuro Linguistic Programming (BBNLP), no United Fellowship of Hypnotherapists [UFH] e na Professional Hypnotherapy Practitioner Association [PHPA].

A United Fellowship of Hypnotherapists [UFH] recebeu a reportagem do Inside Out com gentileza e adimitiu o engano que, informaram, já foi corrigido. O porta-voz da OHPA afirmou que a organização faz um grande esforço para assegurar a legitimidade das qualificações do hipnoterapeutas. Finalmente, a BBNLP admitiu que existe somente para garantir benefícios para os hipnoterapeutas e não para fiscalizar suas credenciais.

Desse jeito, este editor prefere ficar com metodologia de mestre iron-hand Gurdjieff para purificação e crescimento integral do homem: encara tanque de roupa, vassoura e esfregão. Meditemos...

Fonte: Cat registered as hypnotherapist
In News BBC ─ publicado em 12/10/2009
[http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/england/8303126.stm]



Nenhum comentário: