sábado, 31 de outubro de 2009

Jungle Woman Quer Voltar Para a Floresta



Camboja ─ Em 1989, na província de Ratanakkiri, fronteira com o Vietnam, Rochom P'ngieng tinha 8 anos. A menina pastoreava búfalos quando desapareceu duarante quase duas décadas [18 anos sumida]. Em fevereiro de 2007, para surpresa de parentes, ela reapareceu. Tinha vivido na floresta durante todo aquele tempo.

Transformou-se no que os cientista chamam de feral child. Sua história apareceu nas manchetes do mundo onde era chamada jungle woman

No caso de Rochom, tudo indica que ela, sequestrada ou perdida, foi adotada por um grupo de macacos. Quando foi resgatada, o pai mal podia reconhecê-la, mas era ela, como comprovava uma cicatriz antiga em seu rosto. Estava nua e muito suja.

Não falava, recusava comida, tinha um comportamento de bicho assustado. Andava curvada, como um macaco e somente foi apanhada porque saiu da floresta em busca de alimento: estava roubando uma plantação. 

Hoje, 2009, nada mudou; ou pior, o estado de animalidade da jovem não diminuiu, ao contrário, intensificou-se. Sal Lou, o pai, explica: A condição dela parece pior do que quando nós a encontramos. Ela recusa usar roupas; está sempre tirando e tenta fugir, de volta à selva. E Ronchom, continua sem saber falar.

Alimenta-se mal, recusa arroz e fica mais magra a cada dia. Várias vezes levada ao hospital da província de Ratanakkiri onde seu caso tornou-se um problema: os médicos não conseguem contê-la nem têm condições de vigilância constante que possa impedir a fuga da paciente. Todavia, tencionavam insistir na recuperação da jovem. Em vão: o pai decidiu ficar com ela em casa contra a vontade da equipe médica.


Fonte: MAcKINNON, IAN. Jungle woman Rochom P'ngieng wants to return to the wild
In Teleghraph publicado em 30/10/2009
[http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/cambodia/6468099/Jungle-woman-Rochom-Pngieng-wants-to-return-to-the-wild.html]

Nenhum comentário: