terça-feira, 23 de junho de 2015

O Mistério da Face nas Falésias de Reeks Island



+ Um Rosto Alienígena em Montanhas Canadenses
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/02/um-rosto-alienigena-em-montanhas.html]
+ VULCÃO POPOCATEPETL - O ROSTO NA MONTANHA
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/08/vulcao-popocatepetl-o-rosto-na-montanha.html] 

CANADÁ. Próximo a Vancouver Island nas desabitadas Broken Islands, parte do Canadian Arctic Archipelago, mais precisamente em Reeks Island (ilha de Reek) - ali encontra-se The Face in The Rock. É uma formação que escondida em uma fenda nas falésias escarpadas da ilha. 



Todavia, tal formação é um enigma. Medindo pouco mais de 2 metros de comprimento - nela distingue-se com muita nitidez um rosto humano. Tão notável que parece ser algo mais que um capricho da Natureza.

O lugar é remoto, o terreno de pedra é íngreme o que torna a aproximar-se do rosto uma aventura perigosa. Sua 'descoberta oficial' é recente.

O primeiro relato de avistamento da 'Face data de 2008, quando chamou a atenção do 'guardião da Praia TseshahtHank Gus - quando acompanhava canoístas em uma exploração nas Broken Group Islands.



Hank Gus comunicou o achado às autoridades e, na primavera daquele mesmo ano, 2008 - o arqueólogo Denis St. Claire (foto acima) foi enviado para examinar a estrutura e determinar se A Face era uma formação natural ou forjada por mãos humanas. 

Mas, a costa acidentada e batida por fortes ondas impediu qualquer exame minucioso. St Clair escreveu: 

'O acesso é muito difícil e seria necessário um mar calmo pata que alguém pudesse sair de um barco e escalar o paredão de pedra. E isso precisa ser feito se queremos determinar se é uma formação natural ou se é feita pelo homem. 

A primeira vista parece ser algo esculpido mas a Natureza tem seus truques e por isso é necessário examinar o local de perto. Somente assim podemos determinar se houve modificação [manipulação] da rocha. 

Se for produto de engenho humano isso deve ser muito antigo e pode significar que Tseshaht guarda uma história muito especial. Em meus anos de trabalho junto aos anciões das ilhas, entre as décadas de 1970 e 1980, nenhum dos deles jamais se referiu a essa Face.

O caso caiu no esquecimento. A localização da Face de Reeks Island é tão discreta que o próprio descobridor, Hans Gus - quando, mais recentemente, quis voltar ao lugar, acompanhado por colaboradores, demorou dois anos procurando para reencontrar. Finalmente, em 3 de junho de 2015, A Face foi redescoberta por uma canoísta (kayaker).

Desta vez, Gus e seus companheiros fotografaram e filmaram A Face e postaram o material na Internet. Oficialmente, a coordenadora do Parks Canada First Nations Program - Karen Haugen, por email - comunicou a redescoberta ao Tseshaht First Nation* onde cita o nome da canoísta que avistou a formação: Sandy Floe, do estado de Washington.

Sandy contou: Eu fui para mais perto da costa navegando entre algas marinhas para explorar uma pequena falha do lado sudeste de Reeks Island. Repentinamente, vi o Rosto e quase caí do caiaque quando fiz a fotografia.

* TSESHAHT FIRST NATION Instituição que representa uma União de povos nativos de Vancouver Island - Canadá. Essa representação é personificada pelo Nuu-chah-nulth Tribal Council - Conselho Tribal que inclui todos os povos Nuu-chah- nulth-aht, exceto uma Nação, a Pacheedaht.

+ Um Rosto Alienígena em Montanhas Canadenses
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/02/um-rosto-alienigena-em-montanhas.html]



+ VULCÃO POPOCATEPETL - O ROSTO NA MONTANHA
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/08/vulcao-popocatepetl-o-rosto-na-montanha.html] 



FONTES
TITIAN, Denise. Tseshaht Face in the Rock mystery – Man made or a gift of Mother Nature?
HA-SHILTH-SA, 09.06.2015
[http://www.hashilthsa.com/news/2015-06-09/tseshaht-face-rock-mystery-%E2%80%93-man-made-or-gift-mother-nature]
DENIS ST. CLAIRE
OUTER SHORES EXPEDITIONS
Canadian Archaeological Association
[http://canadianarchaeology.com/caa/about/awards/recipients/margaret-and-james-f-pendergast-award/denis-st-claire]
[http://www.outershores.ca/about-us/outershores-crew/denis-st-claire/]
TSESHAHT FIRST NATION
[https://en.wikipedia.org/wiki/Tseshaht_First_Nation]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog