sexta-feira, 5 de junho de 2015

As Múmias Modernas do Vulcão Orizaba

 

FOTO: Uma das múmias encontradas em março de 2015. Resgatada 56 anos depois da avalanche que sepultou outros 3 alpinista da mesma excursão.

MÉXICO. PICO-VULCÃO ORIZABA ou Citlaltépetl. Em 02 de Novembro de 1959, sete jovens deram início a uma aventura: escalar a face norte do vulcão Orizava, a montanha mais alta do México, com 5 mil 610 metros de altura.

Os alpinistas estavam quase no topo, há 5 mil e 300 metros, quando uma avalanche de neve sepultou quatro deles. Os cadáveres nunca foram recuperados. (Até recentemente).

Na primeira semana de março de 2015, mais de meio século depois, outro grupo de montanhistas, passando pelo mesmo trecho, encontrou dois cadáveres mumificados e deram o alarme.

Equipes de resgate enviadas pelas autoridades acreditam que essas múmias podem ser os desaparecidos de 1959. Os cadáveres foram achados entrelaçados, como em um abraço. Morreram assim e assim permaneceram nos últimos 56 anos.

Luis Espinosa, alpinista, hoje (2015) com 78 anos, ao saber do achado, apresentou-se como sobrevivente daquela avalanche e confirmou a época e o acidente no qual morreram seus colegas de expedição. Espinosa chegou a reconhecer o suéter de um dos indivíduos.

Mais recentemente, neste mês de junho - o alpinista Hilario Aguilar encontrou outra múmia a uma altitude de 5 mil e 200 metros, na face sul do Vulcão Orizaba, próxima próxima à Chalchicomula de Sesma.

O prefeito da cidade, Juan Navarrro - comentou: Acreditamos que este cadáver pode ser vítima de um acidente de avião. Uma aeronave espatifou-se na montanha há quinze anos atrás.




O VULCÃO ORIZABA ou Citlatépetl (montanha da Estrela) além de ser a montanha mais alta do México é a terceira mais alta da América do Norte e o terceiro vulcão mais alto hemisfério Ocidental. Hoje, está inativo porém, não extinto. Suas última erupção registrada ocorreu em 1687.

FONTES
Hallan dos momias abrazadas en el pico más alto de México
LOS ANDES, 07.06.2015
[http://www.losandes.com.ar/article/hallan-dos-momias-abrazadas-en-el-pico-mas-alto-de-mexico-836916]
Encuentran otra momia en el volcán más alto de México
EL COMERCIO/PERU, 05.06.2015
[http://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/encuentran-otra-momia-volcan-mas-alto-mexico-noticia-1816389]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog