domingo, 14 de junho de 2015

O Retorno das Horrendas Bolhas Sangrentas nas Praias da California



+ A Horrenda Lesma Gigante da Califórnia, 2012
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/06/horrenda-lesma-gigante-da-california.html]
+ AUSTRÁLIA. A Horrenda Bolha Sangrenta de Mudjimba Beach, 2014
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/08/estranhas30.html]

USA. San Francisco, California. Lesmas marinhas gigantes, as chamadas 'lebres do mar, estão invadindo as praias da região costeira e vias navegáveis californianas - a East Bay. Sua aparência de carne viva, assusta os banhistas. 

O apelido 'Lebres do Mar deve-se à presença de apêndices em seus corpos que lembram orelhas de coelho.

Aqueles que desconhecem este animal marinho, vendo sua aparência de bolha sangrenta, chegam a pensar que estão diante de alienígenas ou coisa pior, partes de cadáveres humanos frescos.


Muitas dessas criaturas, de fato, são grandes podendo alcançar até 75 cm de comprimento pesando cerca de 6 kg.

A maioria morre rapidamente pela exposição ao sol, nas areias das praias mas a Naturalista (bióloga) do  East Bay Regional Park District - Morgan Dill, surpreendeu-se ao encontrar alguns indivíduos ainda vivos.

Apesar de horrendas e de estarem sendo lançadas nas areias em grande número, criando um cenário algo macabro, estas 'lebres do mar não são perigosas para humanos. São herbívoras: alimentam-se de plantas marinhas.

Porém, neste verão, as 'bolhas ou 'blobs, apareceram em uma grande extensão do litoral e a situação é considerada incomum.

Elas estão nas praias de Crab Cove, cidade de Alameda; no Miller Knox Regional Park, cidade de Richmond; Lake Merrit, cidade Oakland; em Tomales Bay, Marin County (Condado de Marin).

Em Alameda, um cidadão, ao deparar-se com uma dessas 'bolhas, chamou a polícia pensando que tratava-se de um coração humano.

As lebres do mar são nativas da região mas, nos últimos anos, a invasão das praias por estes organismos tem-se tornado mais frequente e fora de época.

Seria normal a aparição de algumas delas no verão todavia, o fenômeno tem ocorrido também durante o outono. Os biólogos atribuem essa irregularidade ao aquecimento das águas da Baía.


E não somente as lesmas 'sangrentas que estão infestando o litoral californiano. Também os ninhos, semelhantes a uma porção de espaguete, onde desenvolvem-se os ovos da espécie - têm sido encontrados na zona costeira e, no caso mais bizarro, às margens do Lago Merrit. 

A presença das Lebres do mar em águas doces é irregular e sugere algum tipo de migração através do canal de Oakland. Um morador local (de Oakland) - que nunca tinha visto estes seres, este mês, contou 22 dessas 'bolhas sangrentas na beira do lago.

O curador da  California Academy of Sciences, sediada em San Francisco - Terry Gosliner comentou o fenômeno: Não é comum. Esses eventos estão se repetindo (a cada ano) e eu suspeito que isso pode ser parte de uma mudança climática global. Estes são os sinais.

+ A Horrenda Lesma Gigante da Califórnia, 2012
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/06/horrenda-lesma-gigante-da-california.html]
+ AUSTRÁLIA. A Horrenda Bolha Sangrenta de Mudjimba Beach, 2014
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/08/estranhas30.html]

FONTES
Return Of The Blob! Big Purple Sea Slugs Wash Ashore In East Bay
CBS/SAN FRANCISCO, 12.06.2015
[http://sanfrancisco.cbslocal.com/2015/06/12/big-purple-sea-slugs-wash-ashore-in-east-bay/]
Invasion of the blob? Giant purple sea slugs slime East Bay beaches
CONTRA COSTA TIMES, 12.06.2015
[http://www.contracostatimes.com/news/ci_28302236/invasion-blob-giant-purple-sea-slugs-slime-east]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog