quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Múmias Pré-Incaicas Descobertas no Peru





As múmias. Veja o vídeo na page de origem da notícia e das fotos aqui postadas:  NTD TELEVISION.
[http://ntdtv.org/en/news/world/south-america/2013-02-27/pre-incan-mummies-discovered-in-peru.html]

PERU. Nas ruínas de um local chamado monumentos A e B de Tupac Amaru * - arqueólogos descobriram 11 múmias pré-incaicas em um local vizinho à um clube desportivo da moderna Lima.

Segundo os pesquisadores, oito das múmias pertencem à chamada cultura Yschma, datada entre 1,100 e 1,400 d.C.. As outras três são da cultura Lima, origem do nome à cidade à capital do país e são mais antigas, remontando entre anos 200 e 700 d.C..

O líder da equipe de arqueólogos e outros especialistas, Fernando Herrera, comentou: Com as evidências que temos podemos dizer que algumas dessas pessoas foram agricultores, por causa das ferramentas que foram encontradas, enterradas junto com elas. [Evidentemente] ... São objetos utilizados na agricultura. Em outros casos, parece que os restos mortais pertencem a pessoas de uma hierarquia superior, devido aos cuidados funerários a elas dispensados [como as esteiras de junco sobre as quais seus corpos foram  colocados em cavidades especialmente elaboradas além da presença de objetos cerimoniais e peças de tecido.
* Tupac Amaru I (1545-1572) nome do o último líder indígena do povo inca da época da conquista espanhola.

FONTE: Pre-Incan Mummies Discovered In Peru.
NTD TELEVISION, publicado em 27/02/2013.
[http://ntdtv.org/en/news/world/south-america/2013-02-27/pre-incan-mummies-discovered-in-peru.html]

Nenhum comentário: