domingo, 17 de fevereiro de 2013

MARES ASSOMBRADOS II



Desde de tempos imemoriais o azul profundo das águas oceânicas parececeram ser um ambiente hostil e perigoso para os homens. Assim como nas terras insulares e continentais existem reconhecidas zonas anômalas, também nos mares certos quadrantes são considerados malditos. Muito além do famoso Triângulo das Bermudas e da Fossa das arianas outras regiões marinhas são cenários tradicionais de fenômenos estranhos e misteriosos.

MISTÉRIOS. NO MAR DO DIABO, no Oceano Pacífico, localizado a sudeste do Japão, no triângulo formado entre as ilhas Honshu, Luzon e Guam, várias anomalias jamais foram explicadas. Em particular, ali não existem animais marinhos. Os navegantes que por ali passam sentem uma fadiga incômoda, ao que parece, todos os organismos vivos sofrem uma estranha opressão naquela área.

Em 1978, uma experiência realizada no baleeiro russo Vladivostok confirmou, mais uma vez, a ocorrência de fenômenos estranhos no local: cientistas levaram uma pequena plantação de trigo à bordo; Chegando ao Mar do Diabo, as sementes começaram a inchar e finalmente, ao se romperem, começaram a liberar um líquido branco. Um fenômeno jamais verificado em terra.


No Oceano Atlântico, na altura das ilhas Canárias, onde passa a corrente equatorial Norte, encontra-se o mítico MAR DOS SARGAÇOS

Em 492, Cristovão Colombo escreveu em seu Diário: ...muitas ervas.parecia que o mar estava cheio delas. O trânsito em meio àquele prado flutuante ...durou cerca de três semanas... as "ervas" são cobertas de "bolhas" (esferas) lembrando aos marinheiros as sarjas, nome em espanhol para silvestres

Por isso chamaram aquele trecho das águas de Mar dos Sargaços. Julio Verne e, antes dele, Platão, escreveu que aquelas sargas desenvolveram há milênios, alimentadas pela lama em suspensão resultante do afundamento das terras da imensa ilha que constituía o último território do reino da Atlântida.

Verdadeira armadilha para muitos navegantes, aquelas águas turvas deram origem às lendas que diziam ser, ali, morada de terríveis monstros marinhos que arrastavam os barcos para as profundezas. Lendas que chegaram a inibir a navegação naquela área por muitos séculos.

Misteriosas também são as paragens da chamada TIERRA DEL FUEGO, onde existe um arquipélago localizado no extremo sul da America Latina
.
Em 1520, o pioneiro das Grandes Navegações, Fernão de Magalhães - e sua tripulação - viu numerosas luzes movendo-se nas margens das ilhas e, por isso, batizou o lugar com o nome que conserva até hoje: Tierra del Fuego. 

Ele supôs que que aquelas luzes eram fogueiras sinalizadoras utilizadas pelos ilhéus para afugentar monstros que, supostamente habitam as águas do Estreito, hoje conhecido como Estreito de Magalhães.


Porém, o Estreito de Magalhães tem outro mistério. Em 1913, marinheiros que estavam à bordo de um navio britânico encontraram uma nau à deriva. Então, descendo um escaler, aproximaram-se da embarcação e ali encontraram um quadro aterrorizante: sentados em seus postos de serviço, havia 20 esqueletos. 

Tudo o mais estava em perfeita ordem. Documentos resgatados revelaram que aquele navio zarpara de um porto da Nova Zelândia, 23 anos antes, com destino a Londres (Inglaterra) levando uma carga de lã e carne congelada. Ninguém jamais soube o quê aconteceu com aquela tripulação.

A VOZ DO MAR

Em 1935, o acadêmico (então, soviético) M.V. Shuleykin tentou explicar o mistério. Ele sugeriu que existem certas vibrações infrasônicas que ocorrem durante fortes tormentas (tempestades)

Shuleykin chamou a esse fenômeno "voz do mar". Esse infrasom que pode propagar-se a longas distâncias, como foi comprovado, posteriormente por cientistas franceses, é danoso para os seres vivos. 

Pode ser mortal, causando distúrbios motores (dos movimentos do corpo) e afetando os órgãos internos com suas vibrações ao ponto de provocar insufuciência cardíaca. Nesses casos, as pessoas podem entrar em pânico. Alguns, desesperados, atiram-se ao mar.

LINK RELACIONADO
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2011/06/mares-assombrados.html]

FONTE: Los mares más misteriosos del planeta;
GLOBEDIA/Espanha, publicado em 16/02/2013.
[http://es.globedia.com/mares-misteriosos-planeta]

Nenhum comentário: