domingo, 17 de fevereiro de 2013

Mudança Climática: A Migração dos Estranhos Salpas



USA. Frequentadores das praias do estado norte-americano de Washington e estudiosos da vida marinha têm encontrado naquelas areias uma criatura nunca vista antes naquela região.



São os chamados SALPS ou salpas (ou, ainda, salpae, salpidae), um estranho ser que parece um híbrido, misturando características de de água-viva (ou um peixe-geléia) com uma lesma. Pequenos mas assustadores, os SALPS têm um corpo formado de músculos e chifres em uma de suas extremidades.

O que espanta os cientistas é a presença em si desses animais naquele meridiano posto que a espécie não é capaz, (ou não era, até então) de sobreviver nas águas frias do Pacífico Norte.

O especialista em educação ambiental, Alan Rammer comentou: Foi uma surpresa para mim. Eu não sabia o que era. [Isso é uma evidência de que uma] ...mudança climática acontecendo. Ele estão migrando para o norte, [para uma]... área que não era habitável para eles.

Esse animais gosmentos locomovem-se por contrações, bombeando água através de seus corpos gelatinosos. Durante o processo, alimentam-se de fitoplânctons.



Uma colônia de salpas fotograda próxima àsuperfície nas águas do Mar Vermelho.

Por enquanto, a presença dos salpas não está causando problemas mas os grupos de vigilância ambiental estão monitorando a migração para determinar o real crescimento da população dessas criaturas naquela área.

FONTE: Half jellyfish, half slug? the strange sea creature washing up on the Washington coast to the surprise of marine experts.
DAILY MAIL, publicado em 16/02/2013.
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2279847/Half-jellyfish-half-slug-strange-sea-creature-washing-Washington-coast-surprise-marine-experts.html?ito=feeds-newsxml]

Nenhum comentário: