sábado, 19 de março de 2011

Guitarra Fantasma



UK/USA – É uma guitarra invisível: não tem corpo nem cordas mas, como uma assombração o som pode ser ouvido. Essa guitarra-fantasma assombra... ou, mais precisamente, mora em uma camiseta. Com design da Fauvel-Khan, projeto executado por dois engenheiros da Swansea University (UK), a invenção, que pode tomar a identidade de uma Fender ou uma Gibson é, de fato, uma peça de vestuário que se transforma em instrumento musical com o auxílio de um computador e um software.

A guitarra fantasma é acionada por uma tecnologia que confere sensibilidade a um código de barras implantado na camiseta, camuflado por uma estampa. O código é equipado uma micro-câmera que capta os movimentos das mãos do usuário movimentando-se por cima da imagem ou símbolo. O software traduz os gestos em sons; sons de guitarra. O programa ainda grava e avalia, em pontos, o desempenho do guitarrista.




Um concorrente da promoção que lançou
a banda The Last Republic e sua
performance no Campeonato da The Air Guitar


À princípio, a idéia foi desenvolvida pelas empresas Lucas Khan e Warren Fauvel para ser usada como um elemento de promoção da banda The Last Republic. Porém, a iniciativa ganhou outras proporções quando a Guitarra Fantasma ou Air Guitar foi selecionada para participar do evento Accelerator SXSW, que acontece esta semana (segunda quinzena de março, 2011) em Austin, Texas (USA), concorrendo na categoria Tecnologias Relacionadas à Música.

FONTE: SLACK, Chris. Are you a guitar hero? Then try the T-shirt you can play.
IN Daily Mail/UK, publicado em 17/03/201
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1366556/Air-guitar-T-shirt-shortlisted-award-prestigious-American-music-festival.html]



Um comentário:

enyta disse...

Parece coisa de doido!

Arquivo do blog