sábado, 26 de março de 2011

Trabalho Dormindo


IMAGEM. Retirada do vídeo de monitoramento do sono feito pelos pesquisadores da Université Pierre et Marie Curie-Pari: durante o sono, esta mulher repassa ou ensaia os movimentos com braços e mãos de uma coreografia que estuda durante o período de vigília.

FRANÇA – Pesquisadores da Université Pierre et Marie Curie-Paris confirmam o que o senso comum nos sussurra. Durante o sono, ou ao menos durante parte do período de sono, o corpo ocupa-se em 'repetir' padrões de comportamento aprendidos e/ou praticados em vigília; e os cientistas referem-se a atitudes físicas mesmo, e não somente experiências psicológicas, intelectuais, emocionais.

A pesquisa investiga, monitorando, a atividade cerebral enquanto uma pessoa dorme. Porém, além dos registros gráficos, movimentos corpóreos acontecem. O grupo estudado é composto por indivíduos que sofrem das chamadas desordens do sono. Nestes casos, é comum encontrar pessoas que se movem muito enquanto dormem.


O grupo de teste foi submetido à prática de certas tarefas em vigília. Enquanto dormiam, monitoradas, observou-se que moviam-se, na cama, repetindo os gestos praticados nas tarefas. Em medicina do sono o fenômeno é chamado replay: o cérebro repete as ações do dia durante o sono.

O resultado mostra porque o repouso pode não ser tão repousante quanto se espera e que o repouso pode não ser exatamente aquilo que se pensa: dormir não é um fazer nada... Também explica porque o sono é tão importante em processos de aprendizado, seja lá do quê for.

A evidência mostrou que a atividade do cérebro durante o sono é muito semelhante ao que acontece quando alguém, desperto, está com sua atenção voltada ao aprendizado de alguma coisa. Em vigília, os indivíduos apertavam botões coloridos correspondentes aos apresentados em um monitor de TV. 

Depois, simulavam a tarefa deitados, acordados, na cama. No monitoramento do sono, em muitos casos, as pessoas repetiram os gestos exigidos no teste. Um video da experiência, gravado em 21 de março (2011) mostra uma mulher que reproduz com precisão os movimentos praticados.

Os pesquisadores concluíram: As descobertas representam a primeira demonstração direta inequívoca de repetição comportamental evidente de uma habilidade recém-adquirida durante o sono humano. [São]... informações muito valiosas sobre os processos cognitivos e motores que ocorrem durante o sono... SABEDORIA MILENAR: Eu não durmo demais e trabalho de menos. Eu trabalho dormindo. Meditemos...

FONTE: 
Can you dance in your sleep? French research video shows woman 'replaying' her day's activity in bed.
 IN Daily Mail/UK publicado em 26/03/2011
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1370005/Can-dance-sleep-French-research-video-shows-woman-replaying-days-activity-bed.html]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog