sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Misterioso Silêncio dos Babuínos



Os babuínos hamadryas ou babuínos sagrado pertencem a uma espécie significativamente antiga de primatas. São originários da região localizada entre o chamado Chifre das África (extremo noroeste daquele continente) e sudoeste da Península Arábica. Foram considerados 'sagrados' pelos Antigos egípcios e aparecem com destaque em vários rituais religiosos da cultura daquela Civilização.

MAIS IMAGENS: NOTICIAS-24/VENEZUELA


PAISES BAIXOS. Desde de segunda-feira, 29 de julho (2013), no Dierenpark da cidade de Emmen (província de Drenthe - Netherlands - Países Baixos) - ou seja, no jardim zoológico daquela cidade - 112 babuínos sagrados (os hamadryas baboon, Papio hamadryas) adotaram, em conjunto, uma estranha atitude que, sendo chamada de apatia coletiva ou, ainda, um tipo de histeria, na verdade é uma conduta que veterinários (e outros especialistas da zoologia) não conseguem explicar.

O biólogo do Emmen Dierenpark, Wijbren Landman relatou que o grupo de babuínos isolou-se em uma ilha de pedra, uma rocha nua do ambiente que habitam ou, abrigando-se nas árvores mais próximas àquele rochedo, os animais têm-se mantido de costas ao olhar do público, em silêncio.  Normalmente, esses animais fazem muito barulho, eles possuem um grito ensurdecedor.

Além disso, têm recusado comida e quando se alimentam, fazem-no consumindo quantidades mínimas, mantendo-se indiferentes aos alimentos preferidos. 

Landman ainda esclarece que, o silêncio somente é rompido quando ...eles ouvem algum som estranho... [Então]... eles reagem muito ansiosos. Nós temos colocado comida extra perto da rocha e das árvores, na esperança de que eles comam mais.



O biólogo especula sobre a causa dessa conduta anômala: Provavelmente, os machos Alfa foram sofreram algum tipo de choque que está afetando toda a colônia. Tal choque poderia ser a visão de um predador ou um visitante trajando uma fantasia que tenha semelhança com um predador da espécie.

Um pesquisador sugeriu essa hipótese porque testemunhou uma situação parecida em ambiente selvagem, quando babuínos hamadryas também passaram dias comportando-se estranhamente depois de ver um inimigo.

Porém, esta não é a primeira vez que esta colônia de babuínos hamadrya, neste zoológico, (que foi inaugurado em 1935), assume esse comportamento bizarro sem que ninguém possa explicar a razão.  

"Manifestações" semelhantes ocorreram em 1994, 1997 e 2007. Nessas ocasiões, a "apatia" dos babuínos durou cerca de uma semana. Alguns dos babuínos da colônia de Emmen - que alcançam os 30 anos de idade, participaram dos eventos daqueles anos passados.

Lanmdman considera: Nunca vi nada parecido em outros zoológicos e na literatura especializada também não encontrei nenhum registro. O comportamento do babuínos parece ser caso isolado no Parque, não afetando outras espécies.

Nos últimos dias (fim de julho, começo de agosto - 2013) o Zoológico tem recebido uma enorme quantidade e e-mails e telefonemas de pessoas propondo possíveis causas para o comportamento dos babuínos. Landman exemplifica: 

Alguns sugerem a iminência de um terremoto ou de algum outro desastre natural cujos sinais somente foram percebidos pelos babuínos. Outros suspeitam que alguma cobra escapou e está à solta no Parque.

Alguém, por e-mail, afirmou que poderia curar os babuínos à distância (com vibrações mentais). Também ofereceram-se para ajudar um intérprete animal e uma vidente. O Zoológico declinou tais ofertas. 

Internautas, em seus comentários nos jornais, acreditam que a mensagem dos babuínos é simples. A postura, de costas para as pessoas e o silêncio significariam: NÃO SOMOS ENTRETENIMENTO DE HUMANOS, LIBERTEM-NOS. 

FONTES 
PERSAD, Radin. Mass Hysteria Baboons Emmen.
NLTIMES/NETHERLANDS, 01/AUGUST/2013
[http://www.nltimes.nl/2013/08/01/mass-hysteria-baboons-emmen/] 
CATE, Arjen ten. Massa-apathie bij bavianen.
TELEGRAPH/NETHERLANDS, 31/07/2013
[http://www.telegraaf.nl/binnenland/21774843/__Massa-apathie_bij_bavianen__.html] 
En fotos: ¿Apatía en masa? Babuinos le dan la espalda a los visitantes de un zoológico en Holanda. 
NOTÍCIAS-24/VENEZUELA, 31/07/2013
[http://www.noticias24.com/mascotas/noticia/17132/la-imagen-apatia-en-masa-babuinos-le-dan-la-espalda-a-los-visitantes-de-un-zoologico-en-holanda/]

Nenhum comentário: