sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Dusty, A Golfinho Revoltada da Irlanda


 

IMAGEM: YOUTUBE, postado em 01/08/2013 por telegraphtv 
[http://youtu.be/L-uVSUMVIiQ] 

IRLANDA. Em Dollin, balneário situado em County Clare (Co Clare) - província de Munster, costa atlântica daquele país - os turistas estão sendo advertidos para ficarem longe da piscina (ou enseada) dos golfinhos onde, Dusty, aquela que está sendo chamada de A Golfinho Renegada (? talvez, revoltada...) está sendo acusada de atacar banhistas (ao invés de fazer gracinhas com eles).

Dusty, um golfinho-fêmea vive na costa do Condado de Clare há mais de 10 anos mas, só recentemente começou a comportar-se de forma, inesperadamente, hostil com pessoas. Um vídeo, datado do fim de julho (2013) foi postado no Youtube mostrando um desses ataques.

A golfinho age, de fato, estranhamente: pouco depois de confraternizar com um pequeno grupo de visitantes, o animal se afasta e começa a corcovear e se debater na água, há poucos metros de uma mulher. No vídeo, pode-se distinguir a voz de um homem comentando que a golfinho está crazy - louca.


 

Movimentando-se por baixo da água, subitamente, ela surpreendeu a mulher golpeando-a ou, atingindo-a em seu descontrole. Notavelmente assustada, a banhista procurou abrigo na escada onde foi socorrida. 

Curiosamente, enquanto essa vítima se encolhe na plataforma de pedra, amedrontada, amparada por pessoas que se aproximaram atraídas pelos gritos, o animal retorna, calmo para a beira d'água  parecendo interessado no quê está acontecendo com a mulher.

Frequentador daquela enseada de pedra, o holandês Jan Ploeg disse que nada com os mamíferos, ali, há muitos anos e garantiu que eles são inofensivos. Somente atacariam para se defender e afirmou:

Nunca tive nenhum problema. Eu apenas trato-a como trato um ser humano. Eu sou um cara legal mas se tem alguém pulando nas minhas costas todos os dias e me irritando ou me machucando, então eu vou retaliar. Não se trata de estar acostumado com os golfinhos. Trata-se de respeitá-los. 

Recentemente, Dusty, que também está sendo chamada de Fungi, a Golfinho com Atitude - teve uma série de desententimentos com humanos. Em ocasião outra, uma dessas pessoas, também mulher, acabou ferida na região do rim e a Guarda Costeira teve de levar a visitante do balneário para um hospital.

Grupos militantes na defesa dos direitos dos mamíferos marinhos manifestaram-se solicitando ao Conselho do Condado de Clare para que proteja Dusty e coloque sinais de advertência na enseada.

A porta Voz do Dolphin Days Ireland, Vanessa Fagan, apelou para que as pessoas deixem a mamífero sozinha durante a temporada de pico do turismo no local. Na página do Facebook do Dolphin Days ela escreveu:  

Fomos informados de que um outro nadador foi ferido em Dollin. Em vista disso pedimos a você, por gentileza, que fique fora da água durante a estação de férias por causa de Dusty. Ela precisa "dar um tempo" (de uma pausa, ficar um tempo sem assédio) das pessoas.

LINKS RELACIONADOS

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/06/golfinhos-sao-legalmente-reconhecidos.html]

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2010/07/o-protesto-do-golfinho-tentativa-de.html]

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2008/06/golfinhos-suicdio-em-massa.html]

 
FONTE: Is this a Dusty the Dolphin attack?
IRISH MIRROR/IRELAND, 30/07/2013
[http://www.irishmirror.ie/news/irish-news/video-swimmers-warned-leave-renegade-2105790]

Nenhum comentário: