terça-feira, 24 de julho de 2012

Gorilas de Ruanda Desmontam Armadilhas Para Proteger Seus Filhotes


IMAGEM: Dian Fossey Gorilla Fund/gorillas.org

ÁFRICA. RUANDA. Pesquisadores da do Karisoke Reasearch Center da Dian Fossey Gorilla Fund's - que trabalham no Parque Nacional dos Vulcões, em Ruanda, filmaram gorilas desmantelando pequenas armadilhas destinadas à captura de animais de pequeno porte. Os gorilas, da espécie Blackback (costas negras) fazem o trabalho com grande habilidade evitando machucar-se no processo.

Essas armadilhas, (em inglês, snares) são laços feitos de folhas e galhos e formam uma espécie de corda colocada entre arbustos e fortemente ligada à uma árvore. Quando um animal pisa na estrutura, a corda é liberada, se retrai e aperta um membro ou todo o corpo da vítima mantendo-a presa. 

Quando os caçadores verificam as armadilhas, muitas vezes - encontram a o animal ainda vivo; outros, morrem de desidratação. É uma questão de tempo. 

Para desmontar as armadilhas os gorilas puxam o galho curvado para trás, quebrando-o - e assim, distencionam acorda. No filme, dois jovens gorilas acupavam-se cuidadosamente dessa missão e sua habilidade mostrou que já haviam feito aquilo antes. Depois desarmar uma, procuraram, acharam e desarmaram outro laço.

Essa atividade desses gorilas começou depois que um gorila-bebê, apanhado em uma dessas arapucas, na tentativa de escapar, quebrou o braço na altura do ombro. A lesão resultou em uma gangrena e o filhote morreu. 

Não foi o primeiro caso. Apesar dessas armadilhas serem ineficientes para aprisionar gorilas adultos ou jovens, são fortes o suficiente para vitimar os gorilas-bebês. E aquele havia sido o segundo filhote a cair em uma desses "snares" - somente este ano (2012).

Os cientistas que trabalham com gorilas já sabem, há algum tempo, que esses animais possuem uma inteligência notavelmente superior à maioria dos outros primatas. Porém, não há muitas evidências documentadas para sustentar essa afirmação devido às poucas pesquisas que são realizadas.

A escassez de pesquisa deve-se ao fato de que há poucos gorilas em cativeiro disponíveis para serem estudados e por causa do ambiente limitado em que vivem os indivíduos em vida selvagem. (Melhor assim...)

FONTE: YIRKA, Bob. Gorillas filmed performing amazing feat of intellectual ability.
PHYS-ORG, publicado em 23/07/2012.
[http://phys.org/news/2012-07-gorillas-amazing-feat-intellectual-ability.html]

Nenhum comentário: