sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Lua Está Encolhendo



Imagem da formação de escarpas resultantes
de elevações de grandes massas de solo
produzidas pela contração da superfície lunar.

Fendas descobertas na superfície da Lua sugerem que o satélite está encolhendo. A esfera está se contraindo à medida que seu interior esfria. Este resfriamento reduziu o raio [e portanto, o diâmetro] em cerca de 100 metros ao longo de um passado relativamente recente.

A descoberta foi feita com base na análise de imagens, obteidas por um sonda, mostrando falhas incomuns situadas nas chamadas escarpas do planalto lunar. Fissuras semelhantes são registradas desde 1970 quando, pela primeira vez, os astronautas das Missões Apolo, empreendidas pela NASA-EUA, obtiveram fotografias da Lua

Mais recentemente, quatorze novas escarpas foram identidicadas pela sonda Lunar Roconnaissance Orbiter. As falhas escarpadas são distribuídas por toda a esfera. As análises indicam que as fendas resultam derupturas na crosta lunar. Em um processo, que parece ser recente, de encolhimento do astro.

O Dr. Thomas Walters, do Smithsonian Institute – Washington, DC – destaca justamente esse aspecto: Um dos aspectos mais marcantes das escarpas lunares é essas formações parecem ser novas, relativamente jovens e ocorrem em um sentido que contrai todo o corpo celeste o quê, provavelmente, deve-se ao esfriamento do interior lunar.

O período de tempo passado relativamente recente dos astro-físicos, neste caso, pode corresponde a um bilhão de anos. Para o homem, uma Eternidade; para o Cosmo-Caos, mero instante. Então, está claro que ninguém vivo, hoje e durante muito, muito tempo, ninguém vai ver a Lua se auto-esfragalhar em cacos que cairão nas cabeças dos terráqueos. Mas é interessante constatar como o Universo conhecido funciona indiferente aos nossos afetos e desafetos. Meditemos...

FONTE: MOORE, Matthew. Surface cracks show the Moon is shrinking.
IN Telegraph, UK – publicado em 19/08/2010
[http://www.telegraph.co.uk/science/space/7954686/Surface-cracks-show-the-Moon-is-shrinking.html]



Nenhum comentário:

Arquivo do blog