sábado, 22 de janeiro de 2011

Quando o Segundo Sol Chegar...



AUSTRÁLIA – Muito em breve, um segundo sol poderá brilhar no horizonte da Terra. É o que diz, professor, astrofísico associado à University of Southern Quensland, Dr. Brad Carter. O segundo sol será a famosa estrela vermelha – chamada Betelgeuse, a segunda maior estrela da constelação de Órion. O que ocorre é que Betelgeuse está perdendo massa, indicação típica que um colapso gravitacional está acontecendo.

Dr. Carter explica: A velha estrela está ficando sem combustível em seu núcleo. Esse combustível mantém Betelgeuse brilhando. Quando a reserva esgotar-se a estrela sofre um colapso... (densificando-se em si mesma). Em termos cósmicos ...Isso acontece, muito rapidamente. Na sequência, o que ocorre é uma fortíssima explosão resultando em supernova, uma estrela branca dezenas de milhões de vezes mais brilhante que o Sol deste sistema planetário, ao qual pertence a Terra.

Ainda de acordo com o astrofísico, super-nova será tão brilhante que, durante algumas semanas, poderá ser vista neste mundo, como o um segundo sol. Nesse período, poderá não haver noites no planeta. A explosão também pode gerar uma estrela de neutrons ou um black-hole, um buraco negro há 1.300 (mil e trezentos) anos-luz distante da Terra.

A explosão e o brilho ofuscante é ultimo suspiro de uma estrela. Mas o segundo sol tem vida curta. Aos poucos, seu brilho começa a torna mais e mais tênue até não ser mais visível, da Terra.


Diante desta notícia e mesmo antes dela, as teorias apocalípticas associam a grande catástrofe final com uma supernova cuja aparição seria iminente. Betelgeuse, naturalmente está sendo cotada para ser esta estrela do Apocalipse, até porque, seu nome é, eventualmente, associado ao Diabo.

Ao contrário, afirma Dr. Carter. Longe de ser maléfico, este evento cósmico seria benéfico para a Terra. Quando uma estrela sofre seu próprio big-bang, ela produz uma forte dispersão de minúsculas partículas: os neutrinos são as mais conhecidas mas, há outras. Essas partículas, que chegarão à Terra imperceptivelmente para os homens, vão interagir em processos geofísicos que produzem elementos essenciais à vida na Terra.

FONTES

Tatooine's twin suns - coming to a planet near you just as soon as Betelgeuse explodes.
IN News Austria publicado em 19/01/2011.
[http://www.news.com.au/technology/sci-tech/tatooines-twin-suns-coming-to-a-planet-near-you-just-as-soon-as-betelgeuse-explodes/story-fn5fsgyc-1225991009247]
Two Suns? Twin Stars Could Be Visible From Earth By 2012.
IN The Huffington Post publicado em 20/01/2011
[http://www.huffingtonpost.com/2011/01/20/two-suns-twin-stars_n_811864.html].



2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
enyta disse...

Uau, quero ver essa!!!