sexta-feira, 27 de setembro de 2024

👽 O MISTÉRIO ALIENÍGENA DE CORGINHO (CONTATOS DE URANDIR)

Lugares misteriosos do Brasil
publicação original, Maio 2010 (recuperada)
YOUTUBE CHANELS
https://www.youtube.com/@LygiaCabus
https://www.youtube.com/@BRASILWEIRDNEWS
Na pequena cidade de Corguinho, cujo nome significa riacho, no sertão do estado do Mato Grosso do Sul, em um lugar chamado Fazenda Boa Sorte, um grupo de alguns ufólogos estabeleceu a sede do Projeto Portal.

O objetivo deles é observar fenômenos estranhos e fazer contato com seres ou criaturas alienígenas que habitam outras dimensões desconhecidas pelos homens, mas que podem existir em um universo paralelo, aqui mesmo no planeta Terra. O Projeto é liderado pelo Sr. Urandir Fernandes de Oliveira.

URANDIR
Urandir Fernandes de Oliveira, 2010

Urandir nasceu no interior de São Paulo em 1963. É um homem simples, com pouca educação formal, mas tem uma personalidade pitoresca, é uma pessoa polêmica.

Filho de um pedreiro com uma dona de casa, ele se diz paranormal e conta que fenômenos estranhos ocorrem com ele desde a infância.

Ele relata que, quando tinha quatro anos, seu pai o encontrou fazendo carinho em uma cobra urutu-cruzeiro. A criança tinha poderes especiais.

Por seus prodígios, o povo da região passou a chamá-lo de menino santo, capaz de fazer milagres.

Na véspera de seu aniversário de 13 anos, ele viveu uma experiência extraordinária. Ele estava em seu quarto quando uma luz suave de cor lilás apareceu.

Ele não sabia explicar, mas sentiu que estava levitando acima da cama.. Ele estava subindo e passando pelo teto. Era como se o teto não existisse. Então, ele viu a si mesmo no interior de uma nave espacial deitado em uma maca.

Ali, havia três seres que pareciam humanos, mas não eram humanos. A íris dos olhos deles era vertical, como os olhos dos gatos.

Eles implantaram certos dispositivos no pescoço do jovem. Os seres disseram a ele que os dispositivos serviam para amplificar habilidades psíquicas porque essa era a melhor maneira de fazer contato com eles.

Urandir havia sido escolhido porque tinha uma frequência cerebral acelerada e, portanto, tinham uma missão para ele, uma coisa importante que ele deveria fazer.

Após esse episódio, Urandir percebeu que, de fato, havia desenvolvido poderes psíquicos que nunca teve antes. Tornou-se capaz de dobrar barras de ferro sem usar muita força.

Usando o poder do pensamento, ele pode dobrar colheres, moedas, mover objetos, conectar e desligar luzes e aparelhos elétricos.

Logo começou a ganhar a vida fazendo shows pelo interior do estado. Foi assim que ele obteve recursos para construir o Complexo Zigurastes, atração turística e centro de pesquisa.

O CENTRO DE PESQUISA
Segundo o Sr. Urandir, o complexo foi construído por determinação de extraterrestres.

O Zigurates ocupa1042 acres, possui 98 casas de alvenaria e iglus com capacidade para hospedar nove moradores e visitantes. No topo de uma colina foi construído um pequeno observatório.

Zigurate é o nome de um tipo de arquitetura persa, um povo da Antiguidade oriental (na verdade, Irã).

No caso do Complexo de Corguinho, a torre que dá nome ao projeto ainda está para ser construída. Na verdade, não é uma torre. Será uma pirâmide com 38 metros de altura.

Em um lugar isolado, no meio do nada, o que mais impressiona é o Centro de Pesquisas. Existem muitos computadores e oito antenas parabólicas.

Os pesquisadores de Corguinho acreditam que uma catástrofe, com certeza, acontecerá no ano de 2012. 🤡
 
Pensando nisso, eles estão construindo uma espécie de cidade abrigo onde esperam escapar do fim de uma era deste mundo.

Os desastres que recentemente (2010) ocuparam as manchetes da mídia são apenas o começo de um fenômeno global muito maior e perfeitamente de acordo com as leis da natureza. 

Urandir, compartilhando a visão de muitos esotéricos desta época pós-moderna, o Sr. Urandir explica:

'Os terremotos, inundações, erupção vulcânica na Islândia que estamos vendo agora são sinais de uma grande transformação que acontecerá no planeta (ou que está acontecendo agora mesmo!).

É um ciclo natural causado pelo alinhamento das galáxias, que mudará a inclinação do eixo da Terra. Mas não o fim do mundo. A partir do ano de 2018 em diante, as condições começarão a se estabilizar e um sistema mais evoluído será instalado no planeta.

(Parece que este profeta da pós-modernidade não estava usando seus óculos quando teve suas visões.) 👀🤡👀

WEBSITE: [http://www.urandirfernandesdeoliveira.com.br]
PROJETO PORTAL  IMAGENS [http://www.projetoportal.org.br/cidadezigurats.html]
SOURCE: MARSIGLLIA, Ivan. O ET de Corguinho.
IN Estadão, SP – April, 25 of 2010
[https://web.archive.org/web/20100429052305/http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,o-et-de-corguinho,542765,0.htm]

YOUTUBE CHANELS
https://www.youtube.com/@BRASILWEIRDNEWS 
https://www.youtube.com/@LygiaCabus

domingo, 22 de setembro de 2024

📚 MULHERES DA BÍBLIA


MULHERES DA BÍBLIA, mulheres cujos nomes se destacam com um brilho especial das páginas da Bíblia por sua atuação junto aos grandes homens que profetizaram e trabalharam na antiga Israel. Quem foram essas mulheres extraordinárias?

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

🛸👽 DROPA: O MISTÉRIO ALIENÍGENA DAS PIRÂMIDES CHINESAS

reportagem completa
Pirâmide de Xianyang

Uma equipe de pesquisadores da Chinese Academy of Social Sciences, investigando antigos mistérios sobre a origem de seu país, concluíram que, inevitavelmente ou sem dúvida, há cerca de 12 mil anos atrás, uma raça de alienígenas interestelar esteve nas regiões norte e central da China, onde estabeleceram bases de operações de significativas proporções. 

Uma dessas bases pode ser uma espantosa pirâmide, localizada próxima ao monte Baigong, atual província ocidental de Qinghai. É a pirâmide de Xianyang.

A China possui uma rica cultura em lendas, mitos, histórias que mencionam a presença de alienígenas. Em muitas delas, os fatos ocorreram em Xianyang. 

Moradores da região afirmam que seus ancestrais mais distantes deixaram relatos que falam das aparições de veículos voadores. 

A pirâmide era usada como plataforma de pouso e as visitas tinham como propósito a obtenção de combustível para as naves e outros suprimentos.

Nos subterrâneos, cavernas profundas e área que circunda a pirâmide de Xianyang, os cientistas encontraram misteriosas instalações tubulares e objetos estranhos, extraordinariamente incomuns, cuja finalidade é desconhecida até o momento. 

Uma agência de notícias chinesa publicou, laconicamente: A pirâmide abriga, ao menos, três cavernas cujas aberturas são em forma de triângulos. 

As entradas também são estranhamente guarnecidas com as tubulações que levam até uma montanha e um lago de água salgada.

São tubos de um peculiar tom marrom-avermelhado, a mesma cor das rochas circundantes. São dezenas deles, com diâmetros diferentes dispostos montanha abaixo até a planície onde orientam-se para diferentes direções. É uma estrutura vasta e inexplicável.
Boa parte desses tubos, estão em ruínas estão, expostos, à vista, quebrados, espalhados no chão. Alguns encontram-se na margem do lago salgado enquanto outros chegam a mergulhar profundamente na água (imagem acima).

Os pesquisadores enviaram o material (dos tubos) para análise. Nas peças examinadas, foram encontradas grandes quantidades de dióxido de silício e óxido de cálcio. 

Um dos cientistas que participaram da análise, Liu Shaolin, comentou: 

A grande quantidade de dióxido de silício e óxido de cálcio resulta de uma longa interação entre ferro e arenito. Significa que os tubos são, de fato, muito antigos. A idade estimada está situada entre 10 mil a 12 mil anos.

MISTÉRIOS NAS TRADIÇÕES
Originalmente gravada em pedra, a cena rural mostra um tema comum nas lembranças arcanas da cultura chinesa: uma nave espacial aterroriza os pastores. 

A pedra gravada foi encontrada dentro de um antigo labirinto na ilha Jotuo, Lao Toengt'ing, durante uma expedição antropológica, liderada pelo professor Tsj'i Pen Lai, em 1957.

Muitos historiadores da cultura chinesa consideram o surgimento dessa civilização como um enigma, um mistério. Os contos tradicionais estão repletos de referências a um povo do céu, homens-deuses que vieram das estrelas. 

Esses visitantes, ao tempo em que exploravam recursos naturais ensinaram aos povos nativos primitivos a prática de tecnologias como a engenharia, a agricultura e mesmo ciências mais avançadas, como a astronomia e a complexa estrutura do Universo.

Os imperadores chineses aceitavam a tradição da existência e do contato, com os homens da Terra, dos lendários extraterrestres, pertencentes a civilizações de outros planetas.

Assim, a realeza da China proclamava a si própria como Filhos do Céu, descendentes e/ou herdeiros (tecnológicos, científicos) dos pioneiros alienígenas que desembarcaram neste mundo em poderosos "dragões de ferro". Esses extraterrestres teriam construído as pirâmides mais antigas.

AS PIRÂMIDES DA CHINA
Vista aérea do complexo de pirâmides chinesas

A pirâmide de Xianyang não é caso isolado dessa desconcertante arquitetura em território chinês. Outras foram descobertas pelos ocidentais nos primeiros anos de século XX, reportadas por dois comerciantes australianos.

São mais de 100 (cem) pirâmides (imagem acima). Os moradores da região disseram que aquelas construções eram mais velhas que a própria China. Como, ao que tudo indica, ocorreu no Egito e na América pré-colombiana, as pirâmides maiores, obra de construtores imemoriais, parecem ter inspirado as gerações de governantes posteriores que construíram pirâmides menores (tal como ocorreu no Egito).

O MISTERIOSO POVO DROPA
Os discos de pedra Dropa e suas misteriosas inscrições. Estas inscrições, hieroglíficas, foram detectadas dentro das ranhuras das imagens sulcadas no disco. Jamais seriam percebidas sem uma análise minuciosa e com o auxílio de equipamento adequado.

'Os Dropa [ou Dozpa] desceram das nuvens em aeronaves [máquinas do ar]. 

Os homens, mulheres e crianças do povo das vizinhanças [os Ham], da região, esconderam-se nas cavernas dez vezes antes do sol nascer [dez dias]. 

Finalmente, quando começaram a entender os sinais, a linguagem dos Dropa, perceberam que os recém-chegados tinham intenções pacíficas.

O texto acima é uma tradução realizada pelo Dr. Tsum Um Nui para um trecho de inscrição gravada em um disco de pedra encontrado, entre muitos outros semelhantes, na região onde localizam-se as pirâmides chinesas. 

Além das pirâmides de proporções ciclópicas, os chamados discos Dropa são mais um forte indício de que uma ou mais raças, possivelmente humanóides e extraterrestres, interagiram com os povos pré-históricos da Terra.
JAPÃO. A ilustração, muito antiga, gravada em rolo de pergaminho é japonesa. Mostra um comerciante observando uma pequena nave que pousou próxima a um campo de arroz. A inscrição, traçada logo acima do topo do veículo representa os símbolos que a testemunha observou na fuselagem. 

Estas pedras foram encontradas pelo estudioso Chi Pu Tei, que liderou uma expedição arqueológica às montanhas de Bain-Kara-Ula, em 1938. 

O local é situado na fronteira entre a China e o Tibete onde proliferam as lendas sobre os Filhos do Céu.

A equipe de Chi Pu Tei ocupava-se em explorar cavernas quase inacessíveis naquelas montanhas que, no passado, teriam sido habitadas por povos rudes, incultos. 

Ali, algumas daquelas cavernas tinham as paredes repletas de traçados; pictogramas representando quadrantes do sistema Solar.

Como um mapa do céu, as imagens mostram a Terra, o Sol, estrelas e constelações relacionados entre si por linhas e pontos de interseção. Além disso, outros pictogramas retratam estranhos seres, de aparência frágil usando capacetes.

Porém, o achado mais impressionante foi um pequeno disco de pedra: cerca de 9 cm de diâmetro e três quartos de uma polegada de espessura. Jazia semi-enterrado. Removido de sua sepultura milenar o objeto tem na superfície um sulco em espiral.

No centro, um orifício perfeito com três quartos de polegada de diâmetro. Posteriormente, a busca por outros exemplares resultou em um total de 716 discos, alguns em bom estado, outros quebrados ou rachados.

Apesar de extraordinária, naquela primeira metade do século XX, na China, a descoberta foi praticamente ignorada pelos cientistas. 

Os discos ficaram encaixotados no armazém de um museu durante muitos anos até que o Dr. Tsum Um Nui, especialistas em línguas arcaicas, interessado nas estranhas peças, resolveu transcrever e decifrar as inscrições.

Ele conseguiu. Os discos, gravados há pelo menos 12 mil, anos contam a incrível saga de um povo e de espantosos eventos que o mundo esqueceu. 

Os discos Dropa relatam a história da viagem interestelar daquele povo à Terra. Eles vinham em uma frota-esquadrilha. Eram várias naves. 

Uma delas danificou-se e caiu na região hoje conhecida como Montanhas Baian-Kara-Ula, parte da cordilheira do Himalaia. 

Ao que parece, espaçonave e tripulação foram abandonadas. Os sobreviventes refugiaram-se em cavernas, (as mesmas que foram exploradas pelo pesquisador Chi Pu Tei).

As inscrições descrevem e ilustram os alienígenas: tinham cabeças salientes, grandes e os corpos muito delgados de baixa estatura. 

Uma tribo local, assustada, enviou um grupo para matar os visitantes mas, logo descobriram que os estranhos eram pacíficos.

Tsum Um Nui escreveu um artigo sobre suas descobertas e entregou o trabalho à Academia Chinesa de Pré-História. Os acadêmicos recusaram publicar o texto. 

Todavia, as informações vazaram e despertaram o interesse de cientistas de outros países. Em 26 de fevereiro de 1967 o Los Angeles Herald-Examiner publicou Riddle of Asian Stone Discs from Outer Space (algo como Os discos de pedra asiáticos: Enigma do Espaço).

FONTE
Alien Base Found At Chinese Pyramid
por Terrence Aym IN BIN, Publicado em 27/10/2011
http://beforeitsnews.com/story/1292/633/Alien_Base_Found_At_Chinese_Pyramid.html

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

🛸 👽 TERRA, O PRESÍDIO DA GALÁXIA: A História de Rose C... O VÍDEO!

#extraterrestre #alien #prisionplanet


Há milhares de anos atrás, o bucólico planeta azul, era o lugar mais temido da galáxia... Uma história de extraterrestres. #ai IMAGES PESQUISA E TEXTO ORIGINAL ‪@LygiaCabus‬
REPORTAGEM COMPLETA E  FONTES:

CANAL NO YOUTUBE E AJUDE A MANTER ESTE TRABALHO @LygiaCabus

FONTES
CACHE GOOGLE. [http://www.anakinovni.org/1952.htm] | [http://webcache.googleusercontent.com/search?
q=cache:IHbLk0EMe3oJ:www.anakinovni.org/1952.htm+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&lr=lang_en]
L'histoire de Rose C.: une géniale imposture, 2002. RAEL, acessado em 10/05/2012. [http://www.rael.free.fr/75/rose_c.htm].
La Terre, ancien bagne extra-terrestre? 
RTL/Belgica, publicado em 08/03/2012. 
[http://www.rtl.be/loisirs/detente/paranormal/733909/la-terre-ancien-
bagne-extra-terrestre-]
The Rose C.'s incredible adventure, 1997.
IN ARTIVISION/França, acessado em 10/05/2012.
[http://www.artivision.fr/docs/rosecang.html]

domingo, 15 de setembro de 2024

😱 AGORA SIM! NOSSOS SHORTS NO TIK TOK!

@almanaquefabuloso
🧛‍♂️ OS VAMPIROS DAS TRINCHEIRAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL SOBREANATURAL. HISTÓRIA. O horror provocado pela 1ª Guerra Mundial foi algo além da dor, agonia e morte de milhões de soldados dos exércitos em conflito. VISITE NOSSO CANAL NO YOUTRUQUE PARA MAIS HISTÓRIAS FANTÁSTICAS https://www.youtube.com/@LygiaCabus
♬ original sound - ALMANAQUE FABULOSO
MATÉRIA COMPLETA NESTE BLOG:
🧛‍♂️ OS VAMPIROS 
DAS TRINCHEIRAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

https://sofadasala-noticias.blogspot.com/2015/06/warghosts.html
 

sábado, 14 de setembro de 2024

😱💀👻 POVO DAS SOMBRAS: OS HABITANTES DO ABISMO ESTÃO AQUI

#paranormal
Há três décadas, na Austrália, pessoas têm testemunhado, frequentemente, um estranho fenómeno: a aparição seres sombrios. Eles já são conhecidos como o "Povo das Sombras".

Essas "Pessoas das Sombras" são geralmente descritas como silhuetas etéreas que parecem humanas, sem rosto discernível e, às vezes, também, com olhos vermelhos brilhantes.

Durante milhares de anos ouvimos falar de inúmeras histórias baseadas em tais seres sombrios, em todo o mundo, mas as ocorrências na Austrália são bastante diferentes dos casos mais comuns. 

No final da década de 1990, The Shadow People começaram a aparecer com mais frequência e se tornaram um tópico popular de discussão entre os vivenciaram as aparições.

Alguns afirmam ter visto várias vezes, enquanto outros afirmam ter visto uma vez. Existem, ainda, alguns dizem que nunca viram ou acreditaram. 

Os fenômenos do Povo das Sombras são quase iguais aos avistamentos de fantasmas, mas a única diferença é que não há relatos de que os Povos das Sombras tenham a compleição humana definida ou usem roupas de época.

Além disso, os fantasmas aparecem como vultos brancos, cinza ou mesmo coloridos, enquanto as pessoas das sombras são apenas silhuetas negras que muitas vezes tentam se comunicar com os humanos. 
Suas manifestações são frequentemente descritas como rápidas e desconcertantes. Às vezes eles são vistos como se fossem sólidos e, às vezes, desaparecem completamente transitando através de paredes sólidas. 

Todas as pessoas que testemunharam a experiência relataram uma intensa sensação de medo associada à presença destes inexplicáveis ​​seres fantasmagóricos.

Também animais, como cães, gatos, cavalos ou mesmo o gado, parecem reagir a tais seres demonstrando medo e hostilidade.
Algumas pessoas também afirmam que, à noite, figuras sombrias são frequentemente vistas de pé no pé da cama, mesmo em ambientes previamente trancados e, de repente, desaparecem no ar. 

Há muitos relatos de pacientes traumatizados ou de ataque cardíaco após encontros com o Shadow People.

Numerosos pesquisadores paranormais e psicólogos estudaram o fenômeno do Povo das Sombras para tentar descobrir a natureza desses acontecimentos misteriosos, sem resultado.

TEORIAS

Existem várias teorias para explicar as aparições. Uma delas é que talvez as Sombras sejam seres interdimensionais ou extraterrestres cujo plano de existência se sobreponha à nossa dimensão de tempos em tempos.

Outra teoria diz que o fenômeno Shadow People é um tema da psicologia que está indiretamente ligado a um estilo de vida moderno estressante. 

Na maioria dos casos, as Sombras são vistas pelo canto do olho da testemunha, e por isso, alguns pesquisadores atribuem as visões à Pareidolia, que produziria uma interpretação de padrões de luz aleatórios. Ou, podem ser apenas ilusões de ótica ou alucinações devido a doenças mentais.

Estudiosos espiritualistas interpretam o fenômeno como um possível "eco" de espíritos de eras passadas que de alguma forma persistem no mundo físico terreno por um longo período de tempo.

DEMÔNIOS

Teólogos e ocultistas acreditam que as Sombras podem se demônios que são intencionalmente criados ou transformados através de energia psíquica negativa, magia negra e outros tipos de práticas profanas.

Enquanto isso, exegetas (intérpretes) do Livro de Revelações, o Apocalipse cristão, levantam a hipótese de que, nas últimas décadas, as criaturas do abismo, liberadas pelo "anjo do abismo", Apolion, estão atuando no mundo em sua ocupação essencial: aterrorizar, influenciar o comportamento dos viventes ou mesmo "possuir" pessoas (o que seria a possessão demoníaca).

O quê você acha? Inscreva-se no Blog para poder comentar esse assunto. Inscreva-se também em nosso vanal do Youtruque para ver ou somente ouvir repostagens, histórias e estudos inéditos e autorais com as fontes de pesquisa disponíveis: 

CANAL REALIDADE FANTÁSTICA @LygiaCabus
https://www.youtube.com/@LygiaCabus
FONTE
Os estraños fenómenos de "Shadow People" en Australia
MRU, 14,2024 de marzo
https://mru.ink/gl/strange-shadow-people-phenomena-australia/

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

😱 NEVE NEGRA NA RÚSSIA

Em 2019, autoridades de Kemerovo estavam verificando a causa da neve preta que precipitou-se em três cidades de Kuzbass, um dos maiores campos de minerção de carvão do mundo. 

As cidades de Prokopyevsk, Kiselyovsk e Leninsk-Kuznetsky, reúnem uma população de 2,6 milhões de pessoas. 

Imagens compartilhadas por moradores locais mostram cenas alarmantes de um inverno escuro. Alguém comentou: "É assim que a neve se parece no inferno?" Outros afirmam que há beleza nas paisagens nevadas e desoladas.

A mídia local atribuiu a crise às usinas locais de processamento de carvão. 


O diretor geral da fábrica de Prokopyevskaya, Anatoly Volkov, explicou ao canal de TV Vesti-KUzbass que um filtro parou de funcionar em sua fábrica causando a liberação, no ar, do pó de carvão. 

Na época, o vice-governador da região de Kemerovo, Andrei Panov, responsável pela ecologia, se reuniu com ambientalistas locais para discutir o assunto. 

Ele sugeriu que aquela usina não era a única causa do problema. Caldeiras a carvão, escapamentos de carros e outras usinas movidas a carvão também foram culpadas.

Nas redes sociais, moradores também denunciaram para outras usinas, alegando que há uma falta de proteção ambiental de longo prazo em uma região cuja força vital é o carvão.

'Sem sistemas de limpeza, todo o lixo, poeira e sujeira, carvão ficam na área. Nossos filhos e nós estamos respirando isso. É um pesadelo', disse um morador da região.

FENÔMENO RECORRRENTE
O fenômeno, porém, não é inédito; ao contrário. Neve negra tóxica é algo já comum na área e não está necessariamente ligada a uma única fonte.

"É mais difícil encontrar neve branca do que neve preta durante o inverno", disse, ao Guardian, Vladimir Slivyak, membro do grupo de ação ambiental sem fins lucrativos  Ecodefense.

"Há muito pó de carvão no ar o tempo todo. Quando a neve cai, ele simplesmente se torna visível. Você não consegue vê-lo no resto do ano, mas ele ainda está lá."

Kuzbass (abreviação de Kuznetsk Basin) é uma das maiores minas de carvão do mundo, abrangendo mais de 10.000 milhas quadradas (26.000 quilômetros quadrados). 

Um  relatório de 2015, da Ecodefense, descobriu que os cidadãos de Kuzbass têm uma expectativa de vida média de 3 a 4 anos menor do que a média nacional russa e têm quase o dobro do risco de contrair  tuberculose  e transtornos mentais na infância.

CHUVA VERMELHA

Na Sibéria, que seria o maior país do mundo em tamanho se fosse uma nação soberana, desastres ambientais bizarros não sãp raros. 

Em julho de 2018, uma cidade industrial siberiana foi encharcada por uma  "chuva de sangue" vermelha  quando resíduos industriais armazenados de forma inadequada foram dispersos no ambiente por uma tempestade. 

Mais tarde naquele mês, uma misteriosa parede de poeira  escureceu o sol por  3  horas  em Yakutia, uma região que contém algumas das cidades mais frias do mundo.

2024: NADA MUDOU

Vista aérea de Krasnoyarsk 

Em Krasnoyarsk, uma potência industrial a mais de 3.300 quilômetros a leste de Moscou, esses alertas de “céu negro” — oficialmente chamados de avisos de “condições meteorológicas desfavoráveis” — são comuns.

Entre o primeiro alerta em 2012 e o final de 2023, 1 milhão de moradores de Krasnoyarsk suportaram 460 desses dias cheios de poluição. 

Mais de duas semanas ficaram sob esse alerta até agora em 2024, com o último ocorrendo no início deste mês (Fevereiro, 2024). 

Em dias de muita poluição, os moradores são aconselhados a manter as janelas fechadas e evitar ficar ao ar livre.

“Eu moro em Krasnoyarsk desde que nasci, e estou geralmente adaptado à vida aqui. Mas ultimamente, nem eu consigo suportar isso”, disse um morador de Krasnoyarsk ao The Moscow Times.

"Desenvolvi uma tosse seca que não responde a nenhum tratamento, e ela vem e vai intermitentemente. E eu não fumo nem bebo", disse a moradora, que não quis revelar seu nome devido à reação negativa que ela enfrenta como ativista pública. 

ECOLOGISTAS INÚTEIS
Em 2017, mais de 1.000 pessoas foram às ruas para protestar contra a sucessão interminável de céus escuros.

Skovorodnikov-Erlikh, natural de Krasnoyarsk, um organizador desses comícios, tornou-se um líder do movimento Za Chistoe Nebo (“Por Céus Limpos”).

“Por volta de 2015 a 2017, ficou mais perceptível, especialmente no inverno, como tudo em nossa cidade fica envolto em poluição química”, disse ele. 

“Isso levou à formação do nosso movimento público porque ecologistas certificados, por assim dizer, só se reuniam para mesas redondas e conversavam, mas não faziam nada. Autoridades também só faziam promessas."

Prejudicada por esse problema ambiental por décadas, Krasnoyarsk, frequentemente é classificada como uma das cidades mais problemáticas ambientalmente da Rússia. Dados oficiais indicam um nível "muito alto" de poluição do ar com várias substâncias tóxicas presentes. 

Na maioria dos dias de janeiro, o monitoramento independente da qualidade do ar feito por cidadãos registrou níveis elevados de PM2,5 — partículas finas produzidas pela combustão de combustíveis fósseis e biomassa — excedendo em muito os limites considerados seguros.

O fato é que a causa da situação na região é bem conhecida de todos, autoridades e população mas, a solução não chega nunca por falta de real interesse dos poderes políticos, intimamente comprometidos com aqueles que detêm o poder econômico das indústrias locais, que não se interessam em investir na modernização das instalações, que datam da era soviética.

FONTES
Eerie black snow falls over Siberian region triggering acute pollution concerns from locals
SIBERIAN TIMES, 15 February 2019
https://web.archive.org/web/20190215181319/https://siberiantimes.com/other/others/news/eerie-black-snow-falls-over-siberian-region-triggering-acute-pollution-concerns-from-locals/
Black snow falls from the sky in Siberia, and it's toxic
CBS NEWS, February 18, 2019
https://www.cbsnews.com/news/black-snow-falls-from-the-sky-in-siberia-and-its-toxic/
KORALOVA, Lana. Black Sky, Gray Snow: Decades of Air Pollution Leave Siberia's Krasnoyarsk Struggling to Breathe
THE MOSCOW TIMES, Feb 26, 2024
https://www.themoscowtimes.com/2024/02/26/black-sky-gray-snow-decades-of-air-pollution-leave-siberias-krasnoyarsk-struggling-to-breathe-a84081

😱 CHUVA NEGRA NA AMÉRICA DO SUL

O observatório meteorológico Metsul, do Brasil  alertou para a chegada iminente de  chuva negra  que poderá afetar partes da  Argentina, Uruguai e, também o território nacional, nos próximos dias, embora as primeiras precipitações pluviais contaminadas já tenham começado a ser observadas nos países vizinhos.

No Uruguai esse tipo de precipitação já começou e usuários da rede social X, compartilharam imagens da água negra. 

ARGENTINA
Na Argentina, ao menos 14 províncias das regiões Norte-nordeste, Centro e Cuyo, a noroeste do país estão em alerta para a chegada dessas chuvas. São 10 entre essas províncias: Misiones, Corrientes, Formos, Santiago del Estero, Chaco, Jujuy, Salta, Catamarca, Santa Fé e Tucumán.


O comunicado do Ministério da Saúde da Argentina indica que "uma cortina de fumaça dos incêndios florestais. em curso, na Bolívia, atingiu hoje (11SEPT2024) a Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA).

FULIGEM
Segundo o MetSul Metereologia (Brazil), essa água também é conhecida como chuva de fuligem. É um material constituído principalmente por carbono, que se origina da queima incompleta de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis (carvão) e biomassa (madeira e resíduos agrícolas).

Esses materiais, queimados, em vez de transformar a poluição em dióxido de carbono (Co₂) e vapor d’água, geram finas partículas escuras de carbono e outros compostos. 

Como essa nova formação é extremamente pequena, com diâmetros na escala de nanômetros e micrômetros, as partículas permanecem no ar por longos períodos e podem percorrer grandes distâncias.

O FENÔMENO
16 de Julho de 2023
Lechería-Puerto La CruzAnzoátegui, Venezuela
FONTE
https://x.com/vgarrido20/status/1680619625904480256
https://x.com/ima2621/status/1680693607047614467

O fenômeno ocorre quando a fuligem e outros compostos poluídos da atmosfera se misturam à umidade e precipitam-se na Terra em forma de chuva.

O MetSul Meteorologia informou, ainda, que esse tipo de chuva é indicativo de altos níveis de poluição e normalmente é registrada em áreas industriais, incêndios ou onde há intensa queima de combustíveis fósseis.

Quando essa substância chega ao solo, contamina a vegetação e locais onde água se acumula. Além disso, deixa uma camada de sujeira na superfície, visível em prédios, veículos e outras estruturas. 

O termo  chuva negra  refere-se a eventos semelhantes, como os que ocorreram em  Hiroshima após a  explosão da bomba atômica em 1945,  quando a chuva acumulou poeira e fuligem da atmosfera.

RECOMENDAÇÕES RELACIONADAS À SAÚDE

Especialistas afirmam que a chamada “chuva negra” não apresenta risco direto à saúde mas, pode ter efeitos nocivos para algumas pessoas.

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) colocou em alerta 14 províncias afetadas e o Ministério da Saúde deu uma série de recomendações em um comunicado de imprensa. Estas medidas destinam-se a pessoas com doenças respiratórias crónicas, doenças cardiovasculares, alergias ou outras condições de risco:

Evite fumar para evitar o aumento da poluição do ar.
Manter as janelas e aberturas de ventilação fechadas.
Utilizar o modo “ventilação” ou “recirculação” do ar condicionado.
Reduzir as fontes de poluição do ar interior.
Colocar panos ou toalhas sob as portas e janelas para evitar a entrada de fumaça na casa.
Não acender velas ou lareiras.
Cautela na direção de automóveis devido à pouca visibilidade e faróis baixos.
Usar máscaras que se ajustem bem ao rosto para reduzir a exposição à fumaça e às cinzas, principalmente para quem trabalha ao ar livre.
Suspender as atividades realizadas ao ar livre, como caminhar, correr.

FONTES
Se registra lluvia negra en Brasil; saber qué es y los riesgos
SSC10, 11/09/2024 
https://scc10.com.br/es/diario/Lluvia-negra-registrada-en-Brasil%2C-descubre-cu%C3%A1les-son-los-riesgos/
Alerta para chuva negra: o que é e quando chegará o fenômeno climático
SIN MORDAZA, 9 de setembro de 2024
https://sinmordaza.com/noticia/412661-alerta-por-la-lluvia-negra-que-es-y-cuando-llegara-el-fenomeno-del-clima.html
¿Qué es la 'lluvia negra' que ha sorprendido en Uruguay y ya amenaza a Argentina?
ANTENA 3, 11SET2024
https://www.antena3.com/noticias/mundo/que-lluvia-negra-que-sorprendido-uruguay-amenaza-argentina_2024091166e1ca95b3741e0001dfa7b0.html