terça-feira, 21 de abril de 2015

Anjos Oceânicos. Golfinhos Protegem Nadador Contra Ataque de Tubarão



Swimming with Dolphins, Adam Walker - Cook Strait
IMAGEM. YOUTUBE. Adam Walker CH Published on Apr 23, 2014
[https://www.youtube.com/watch?v=Ohsg1XI6KdI]

Adam Walker viu a besta nadando abaixo dele durante a travessia do Estreito de Cook. Porém, logo se viu acompanhado por 10 golfinhos que o 'escoltaram durante uma hora. 

Não é a primeira vez que golfinhos atuam como guardiões de seres humanos no mar. Em 2004, na Nova Zelândia, eles salvaram quatro pessoas da ameaça de ataque e um grande tubarão branco.


22 de abril de 2014. NOVA ZELÂNDIA. O nadador britânico Adam Walker - lança-se ao mar para o desafio de uma travessia através do Estreito de Cook. A jornada, em águas geladas, durou 8 horas e 36 minutos.

Durante o percurso, em dado momento, a aventura quase virou um pesadelo quando o atleta percebeu, pouco abaixo de si, o movimento e a figura ameaçadoras de um tubarão. O animal media cerca de dois metros e podia significar o fim da travessia e da vida de A. Walker

Felizmente, o oceano pode não ser território sem leis. Como uma patrulha acionada por algum alarme, logo apareceu um cardume (? - ou rebanho?) de golfinhos que frustraram completamente qualquer perspectiva de ataque do predador.

Os cetáceos acompanharam Walker ostensivamente, saltando, emitindo os sons de sua particular linguagem - por uma hora, até que o homem estivesse à salvo do perigo.


Mapa da travessia de Adam Walker, partindo do litoral de Wellington, capital da Nova Zelândia, com destino a Perano Head (Arapawa island). 

Esta travessia foi a sexta de uma série de desafios, o Ocean's Seven, que convida os participantes a vencer aqueles que são considerados os mais difíceis trechos de natação em águas oceânicas de todo o mundo. As aventuras são uma das maneiras de arrecadar fundos para a Whale and Dolphin Conservation Society.



ANJOS OCEÂNICOS

Não é a primeira vez que golfinhos protegem humanos em apuros no mar. Em 2004, um grupo de quatro nadadores foi escoltado por estes misteriosos cetáceos, também chamados delfins

Os animais protegeram os humanos contra a ameaça de um tubarão branco de 3 metros de comprimento. Também este incidente ocorreu na Nova Zelândia.

Em outro caso- ainda na Nova Zelândia - Rob Howes, um salva-vidas de origem britânica, sua filha, Niccy e outros dois amigos, foram salvos em circunstâncias semelhantes por golfinhos que mantiveram-se em formação de guarda, circundando o grupo durante, 40 minutos.

Na ocasião Howes descreveu: Eles (os golfinhos), começaram a fazer pequenos círculos ao nosso redor. Estavam nos agrupando [aos humanos, como se faz com um rebanho], juntando-nos, os quatro. E o tubarão estava ali, a uns dois metros de distância, nítido na água cristalina.

+ Resgate: Golfinhos e Baleias Salvam Pescador, 2008
PUERTO PRINCESA CITY, Filipinas: Na segunda-feira, 8 de dezembro [2008], o pescador de atuns Ronnie Dabal salvou-se "miraculosamente" de um naufrágio graças ao resgate que lhe foi prestado por uma "tropa" golfinhos e duas baleias.
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2008/12/resgate-golfinhos-e-baleias-salvam.html]

+ China: Golfinhos Rechaçam Ataque Pirata, 2009
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2009/04/china-golfinhos-rechacam-ataque-pirata.html]

http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2009/04/china-golfinhos-rechacam-ataque-pirata.html 

+ Baleia Beluga Salva Mergulhadora, 2009 
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2009/07/baleia-beluga-salva-mergulhadora.html]

http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2009/07/baleia-beluga-salva-mergulhadora.html 

FONTE: RADULOVA, Lillian. British man saved from shark by pod of DOLPHINS who joined him for part of marathon eight hour swim
DAILY MAIL/UK, 24.04.2014
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2611777/Dolphins-scare-shark-British-swimmers-8-hour-challenge.html]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog